Artur de Freitas pode disputar Prefeitura de Jaraguá e rejeita composição com Paulo Vitor

12 fevereiro 2023 às 00h04

COMPARTILHAR
Na eleição de 2022, um marinheiro de primeira viagem, Artur de Freitas, do PMB, foi o mais segundo mais votado para deputado estadual em Jaraguá. O primeiro colocado, o ex-prefeito Lineu Olímpio, do MDB, obteve uma votação expressiva — 14273 votos (58,06%). Porém, o jovem de 28 anos conquistou 4321 votos (17,58%). Nada mal para um iniciante na arte da política, ainda que tenha tradição familiar no município e no Estado. Frise-se que Henrique Arantes, do MDB, e Renato de Castro, do União Brasil, obtiveram, respectivamente, apenas 309 e 298 votos.
Em 2024, Arhur de Freitas é cotado para disputar a Prefeitura de Jaraguá. Se o fizer, terá um rival difícil pela frente, o prefeito Paulo Vitor, do União Brasil.
O Jornal Opção entrevistou Artur de Freitas por WhatsApp.
1
Planeja ser candidato a prefeito de Jaraguá em 2024?
É cedo para um pronunciamento peremptório. Porém, quem gosta de política, como eu, pratica o diálogo com a sociedade — todos os dias. Não me contento só com o que sai o jornal. Priorizo escutar o povo dando palpites e sugestões para, no final, chegar a conclusões coletivas dos melhores caminhos a seguir. É preciso sentir o povo nesta caminhada até a próxima eleição. A minha disposição é sempre maior quando se trata da possibilidade de servir às pessoas e fortalecer um grupo, não só de forma ideológica como por meio de boas práticas. Um fator determinante para a escolha do candidato de oposição é a deferência, também, por parte do ex-deputado Nédio Leite, do qual nos orgulhamos de ter como nosso esteio moral.
2
Se candidato, sairá por qual partido?
Não há uma resposta definida. Historicamente, as candidaturas desse grupo [de Nédio Leite] saíram, em sua maioria, do PSDB. Hoje, não podemos deixar de considerar outros caminhos, inclusive, com uma boa perspectiva, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nosso grupo se identifica mais com Bolsonaro. O grupo do prefeito [Paulo Vitor, do União Brasil] tem uma relação de proximidade ideológica e política com o presidente da República, Lula da Silva, do PT. Campos ideológicos opostos, o importante é que a cidade continue exercendo o seu papel democrático tendo pelo menos duas candidaturas a prefeito, porque apenas isso dá a oportunidade de se fazer uma escolha baseada no julgamento de cada um.

3
Qual a aliança e líderes políticos o apoiarão?
O cenário, apesar de um pouco desenhado, ainda é impreciso. Desenhado porque nosso time é bem unido e continuará unido até 2024 em torno do candidato escolhido. E impreciso porque ainda não se definiu o candidato. Mas o que pesa é o empenho e a união do time. E, claro, a vontade de oferecer uma outra opção para o povo de Jaraguá. Vontade, aliás, que é genuína; afinal, fui muito bem votado na cidade, mesmo enfrentando a máquina pública do município e do Estado de Goiás. As pessoas que votaram em mim o fizeram por recusar a atual política. Todo governo sofre desgastes e será natural o número de descontentes aumentar ainda mais até 2024. Não se prevê eleição com tanta distância. O certo é que Jaraguá felizmente conta com alguns nomes sólidos de oposição, como o ex-prefeito e ex-deputado Nédio Leite, a ex-prefeita Márcia Assunção, o ex-prefeito Zilomar Antônio, o vereador Alcion Gonçalves de Oliveira (pP), bem como o presidente do MDB, Eduardo Rios [candidato a prefeito em 2016, ficou em segundo lugar] e o doutor Avimar Teodoro, médico querido na cidade, que foi candidato a prefeito em 2020 [ficou em terceiro lugar], além de ex-secretários e ex-vereadores. E não podemos nos esquecer de vários empresários muito bem-posicionados na articulação política e que ajudam, e muito, no progresso da cidade.
4
Há possibilidade de composição com o prefeito Paulo Vitor?
O que posso adiantar, em primeira mão, é que, a partir de março, vamos começar nossas reuniões mensais e bolar estratégias interessantes e que vão ao encontro do que a sociedade espera de uma opção alternativa e aí sim, a partir disso, “ir afinando a viola”. Respeito o prefeito, temos uma relação cordial e que não é de hoje. Temos muitos pontos de vista parecidos e muitos contrários, mas, com relação a uma composição para as eleições do ano que vem, eu, de forma bem particular, não vejo possibilidades. É uma questão de coerência com quem caminha ao meu lado. Em hipótese nenhuma eu seria ingrato a quem me estendeu a mão e caminhou comigo nas eleições de 2022, ao qual fui candidato a deputado estadual e tive valorosos 8.373 votos.
5
Pode expor algumas ideias, se for candidato, que pretende implementar em Jaraguá?
Vamos falar de algo objetivo: Jaraguá é uma das poucas cidades do Estado de Goiás que vêm perdendo habitantes, o que se confirmará na publicação do Censo. Como nós combateríamos isso? Mantendo e fomentando as poucas indústrias de grande porte da cidade e atraindo várias outras. Afinal, é isso que vemos acontecer em cidades vizinhas. Nossa cidade não pode depender quase que totalmente de um único mercado. Cabe mais uma pergunta: será que é o município de Jaraguá que diz “não” a essas empresas ou seriam as empresas que não se interessam por Jaraguá? Digo que é muito das duas opções. Não há uma política de incentivo por parte da atual gestão e devemos nos lembrar que houve inúmeras promessas nesse sentido durante os três últimos mandatos do grupo que está no poder.
A burocracia em Jaraguá é enorme e acaba que tudo esbarra na esfera política. Há políticos em Jaraguá que não querem que a cidade cresça para que as pessoas não saiam debaixo de suas asas. A Prefeitura de Jaraguá não é empresa nem tem estrutura para empregar todo mundo. E infelizmente é isso o que acontece: a política de emprego em Jaraguá é no âmbito público, pois, se investirem na criação de empregos no campo privado, perderão eleitores. Infelizmente, há muita gente que não é beneficiada por não oferecer o que alguns políticos buscam (apoio e voto). Há de se perguntar o que vem acontecendo em Jaraguá e sugerir novos caminhos. Quem sabe, nós podemos sugerir e fazer diferente.
Deixo uma observação final: sempre que for para ajudar e contribuir, meu nome, automaticamente, é “pronto” — e, portanto, estará à disposição para servir à cidade de Jaraguá, ao seu povo.