COMPARTILHAR

Abordado por um repórter do Jornal Opção para explicar seu interesse na política do Tocantins, na questão da apreensão de dinheiro em Piracanjuba, o presidente da Agência de Agrodefesa do governo de Goiás, Antenor Nogueira, saiu com o velho chavão coronelista: “Sabe com quem está falando?”

Antenor Nogueira, que deve deixar a Agrodefesa no próximo ano, deveria ouvir uma palestra do filósofo Mario Sergio Cortella a respeito do “sabe com quem está falando”. Ele está acima do bem e do mal?

Talvez Antenor Nogueira não saiba, mas este tipo de discurso não intimida mais ninguém. O Brasil mudou. É democrático.

Com o possível fim do siqueirismo, e da política dos prepostos, a democracia voltará a imperar no Tocantins. Aqui, Antenor Nogueira está aliado a um político moderno, o governador Marconi Perillo, mas, no Tocantins, aliou-se ao que há de mais arcaico, o siqueirismo.

Convém lembrar que Siqueira Campos, como deputado, conspirou com o general Sylvio Frota, na década de 1970, para tentar derrubar o governo do presidente Ernesto Geisel e evitar a Abertura política. O fato está contado nos melhores livros de história do Brasil.