Adib Elias vai bancar o candidato do MDB a prefeito de Catalão

04 fevereiro 2024 às 00h01

COMPARTILHAR
Está definido e não é fake news. O prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, de 71 anos, vai assumir a presidência do MDB de Catalão logo depois do Carnaval — ou até antes. As tratativas foram feitas em Goiânia, com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, e do vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.

Sabe-se que Adib Elias prefere bancar Nelson Fayad, seu primo, para prefeito. Entretanto, ante o mau desempenho do secretário de Administração nas pesquisas de intenção de voto, ele poderá ser trocado por Velomar Rios, que pode se tornar o candidato do MDB a prefeito.
Porém, Adib Elias diz que não tem pressa, que será uma coisa de cada vez. No momento, a prioridade é a reconquista do MDB, um de seus sonhos, pois o partido é sua paixão política e, até há pouco, ele se sentia como um “amante” rejeitado.

Definido o controle do MDB, Adib Elias vai definir o nome do candidato, que pode ser Nelson Fayad, se melhorar seus índices nas pesquisas. Mas o prefeito já estaria um pouco mais sensível a uma candidatura de Velomar Rios, sobretudo porque o secretário de Saúde tem demonstrado humildade e em nenhum momento, mesmo se não for candidato, disse que poderia romper com o prefeito.

Há, porém, uma pedra gigante no meio do caminho — o pecuarista Elder Galdino, presidente do MDB local, que não aceita Adib Elias chegar como “general” e definir o candidato do partido a prefeito. O que acontecerá, então?
A chapa dos sonhos, aquela que venceria fácil, deveria ter, admitem até os adibistas, Velomar Rios para prefeito, com Elder Galdino na vice. Entretanto, um eldista, consultado por um repórter do Jornal Opção, disse: “Jamais!”

Ou seja, Elder Galdino não quer ser vice, nem sair do primeiro lugar, como pré-candidato do MDB, para ocupar uma posição subalterna no partido.
A tendência é que Elder Galdino saia do MDB e dispute a Prefeitura de Catalão por outro partido. O PRD da deputada Magda Mofatto já teria lhe oferecido a legenda. O pré-candidato do PSDB a prefeito, Gustavo Sebba, pode sair do páreo para apoiá-lo… talvez no PSDB.

Uma pessoa conversou com Elder Galdino na semana passada e o descreveu como “possesso”.
Já o PL planeja bancar o produtor rural Renato Ribeiro. O marqueteiro nacional do PL, Marcelo Vitorino, já conversou com o representante do Agro no município.

O PT decidiu que sua candidata será a professora Maria Moura. O economista Júlio Paschoal saiu do páreo, abrindo espaço para a presidente regional do Sintego. (E.F.B.)