COMPARTILHAR

O secretário de Infraestrutura do governo de Goiás, Adib Elias, é uma força da natureza. Fez uma cirurgia recentemente, na coluna (e deve fazer infiltração nesta semana), mas não para e discute política em tempo integral.

Tendo assumido a Secretaria de Infraestrutura há pouco tempo, Adib Elias já sabe tudo do órgão e mesmo de outros órgãos do governo. Por ter sido prefeito de Catalão por vários mandatos — o fato de ser um município com amplo desenvolvimento resulta, em larga escala, de sua capacidade administrativa —, o líder do MDB sabe conectar e costurar informações e dados.

Na conversa com um repórter do Jornal Opção, na sexta-feira, 15, Adib Elias — falando da maneira enfática de sempre — disse: “Há poucas certezas na vida. Porque o acaso tem sua força. Mas, depois de décadas de experiência política, disputando várias eleições, algumas delas bem difíceis, posso dizer o seguinte: o próximo governador de Goiás usa o prenome Daniel e o sobrenome Vilela. Não aprecio otimismo em gotas, pois sou realista, mas postulo que Daniel Vilela vai ser eleito no primeiro turno, com folga”.

O repórter pergunta: “Por que o otimismo?” Adib Elias ri e diz: “Amigo, tu não me escutou direito. Eu disse que sou realista. Por isso frisei que Daniel Vilela será eleito no primeiro turno, daqui a um ano e um mês. Um pulinho, como se diz em Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Nova Aurora, Ipameri e Pires do Rio”.

O repórter insiste: “Por que o sr. avalia que Daniel Vilela será eleito no primeiro turno?”

Sem se impacientar (o que é raro, dada sua objetividade), Adib Elias postula: “Acima de tudo, Daniel Vilela, embora tenha apenas 41 anos, é um político maduro, portanto é aglutinador e tem uma capacidade de escuta fabulosa. Ele está trabalhando, está nas ruas, andando pelo Estado. Está sempre conversando com os líderes dos segmentos organizados da sociedade e, quando visita o interior, faz questão de dialogar com o povão”.

Adib Elias e Ronaldo Caiado 1
Ronaldo Caiado e Adib Elias: o ex-prefeito aposta no governador para presidente da República | Foto: Divulgação

“Com inteligência, o governador Ronaldo Caiado, nosso líder maior, está, de alguma maneira, repassando o governo para Daniel Vilela de maneira antecipada. Para que, ao assumir oficialmente, daqui a sete meses, dê continuidade a todos os projetos em execução”, sublinha Adib Elias.

Em seguida, Adib Elias para de falar e pergunta: “Você acha que Daniel Vilela vai ser eleito?” O repórter diz que se trata de um candidato forte e apoiado por um governador que tem quase 90% de aprovação popular. Alberto Carlos Almeida, autor do livro “A Cabeça do Eleitor — Estratégia de Campanha, Pesquisa e Vitória Eleitoral”, diz que governador bem avaliado costuma fazer o sucesso.

“Sabe por que Daniel Vilela já conta com o apoio dos principais líderes evangélicos de Goiás, como o bispo Oídes José do Carmo e o pastor Josué Gouveia?” Antes de o repórter responder, Adib Elias acrescentou: “Os líderes evangélicos, que são respeitados, acompanham o governo com extrema atenção e, por isso, querem continuidade do que está dando certo. Então, para eles, Daniel Vilela é Ronaldo Caiado e Ronaldo Caiado é Daniel Vilela”.

“Tenho acompanhado as pesquisas. Nenhuma diz que os eleitores querem mudança. Querem continuidade, modernização continuada. Quando o assunto é segurança pública, os eleitores mostram alto grau de satisfação. Presente em todos os Estados, o crime organizado não tem força em Goiás. Daniel Vilela vai manter a política de segurança desenvolvida por Ronaldo Caiado. Na educação, estamos na frente de todos os demais Estados brasileiros”, assinala Adib Elias. “O programa de obras do governo Caiado é um dos mais avançados do país.”

“Planejo ser vice de Daniel Vilela em 2026”

Adib Elias é um político que não adere. Nos tempos do governo de Marconi Perillo, era pressionado de todas as maneiras. Mas não nunca aderiu. Manteve-se distante do Palácio das Esmeraldas. Ele tem uma história no MDB. A rigor, é o MDB, ou seja, uma parte substantiva do partido. Por isso, afirma que, se estiver bem de saúde, em 2026, vai pleitear a vice de Daniel Vilela. “Tenho história no MDB, com Iris Rezende, Maguito Vilela e Daniel Vilela e sou fortemente ligado, há vários anos, ao governador Ronaldo Caiado. Somos amigos.”

A respeito de uma candidatura de Ronaldo Caiado a presidente da República, Adib Elias é enfático. “Por ser preparado, como gestor e político, seria um grande presidente da República. É o melhor nome para o país. Se os eleitores brasileiros se comportarem de maneira racional, avaliando histórias e capacidades dos candidatos, certamente o goiano de Anápolis será escolhido presidente da República. Se tem o melhor pré-candidato, o União Brasil precisa investir na construção de uma infraestrutura para torná-lo candidato.” (E.F.B.)