A parceria de Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso no pós-eleição, e que não pôde ser replicada na prefeitura vizinha

02 agosto 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Ambos empresários bem-sucedidos no ramo alimentício, Sandro Mabel (UB) e Vanderlan Cardoso (PSD) são velhos conhecidos (e amigos) da política, e demonstram compreender como o jogo funciona. Passado o processo eleitoral do ano passado, no qual Mabel saiu vitorioso e foi eleito prefeito de Goiânia, a rivalidade entre os dois também ficou para trás. Derrotado no pleito de 2024, Cardoso seguiu no Senado e hoje mantém uma parceria informal com o prefeito.
A coluna Bastidores apurou que o senador fala frequentemente com Mabel por telefone e é presença constante no Paço Municipal. “O Vanderlan está lá direto. Ele e o Sandro se falam sempre”, relatou um auxiliar do prefeito.
Neste sábado, 2, Cardoso e Mabel se encontraram para um “tour” pelas unidades de saúde de Senador Canedo, uma das áreas que mais recebeu investimentos durante a gestão do pessedista. A visita teve tom de benchmarking, já que Mabel enfrenta uma grave crise na saúde em Goiânia, com a maioria dos problemas herdada da administração anterior, e tem buscado ideias e soluções para reestruturar o setor.
Cardoso, por sua vez, parece se posicionar como um de seus principais aliados no Legislativo nessa missão. Até o momento, o senador já destinou R$ 25 milhões em recursos para Goiânia neste ano. Parte do montante será utilizada na construção de uma UPA de porte 3 no Setor Campinas, que deverá atender a uma população de mais de 250 mil habitantes.
Enquanto isso, o cenário em Aparecida de Goiânia segue em direção oposta. A coluna Bastidores apurou que, após a eleição que levou Leandro Vilela (MDB) à prefeitura, o deputado federal Professor Alcides (PL) simplesmente sumiu do radar do Poder Executivo em relação aos problemas da cidade.
Segundo relatos, o prefeito teria tentado agendar uma reunião com o deputado em novembro do ano passado, durante viagem a Brasília, mas sem sucesso. Desde então, não houve mais contato entre os dois.
Aparecida, vale lembrar, é um dos municípios goianos que ainda enfrentam sérias dificuldades financeiras e de infraestrutura herdadas da gestão anterior. E é justamente nesse contexto que a atuação dos parlamentares ligados ao município se faz ainda mais necessária — para se inteirarem das demandas locais e atuarem ativamente em busca de soluções. Mas, ao que tudo indica, essa disposição só existe para alguns. (T.P.)