9 políticos cotados para disputar a Prefeitura de Porangatu em 2024

26 fevereiro 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
Há dois políticos favoritos para a disputa da Prefeitura de Porangatu: a prefeita Vanuza Valadares, do Podemos, e Márcio Luis da Silva, do MDB.
Vanuza Valadares começou mal, com uma administração insossa e declarações estapafúrdias. Mas, aos poucos, foi se recuperando. Hoje, a avaliação de sua gestão melhorou. Ainda não é uma Brastemp, mas sua imagem melhorou, e muito.
Márcio Luis da Silva mudou-se para Goiânia e estaria sugerindo que não vai disputar mandato em 2024. Porém, na cidade, há quem postule que, entre junho e julho de 2024, tende a reaparecer, e como candidato.
Se Márcio Luis não for candidato, o MDB poderá bancar o médico Thiago Noronha? Não se sabe. Mas há quem postule que o jovem cardiologista pode agregar toda a oposição e, se conseguir isto, pode ser eleito prefeito. Seria um fato novo contra fatos velhos — o casal Vanuza Valadares e Eronildo Valadares (empresário que, conhecido como “Luciano Hang do Norte de Goiás”, abomina o presidente Lula da Silva. Durante a eleição, chegou a dizer que, se o petista fosse eleito, fecharia sua loja de material de construção, a Valadares. O líder do PT foi eleito e a loja continua aberta. Mas o PT local quer distância tanto da prefeita Vanuza Valadares quanto de Eronildo).
Há outros pré-candidatos. Um repórter do Jornal Opção ouviu seis políticos do município. Todos disseram que a maioria dos listados não será candidata. “Eles estão se posicionando, colocando seus nomes para serem lembrados, mas, no final do processo, tendem a sair candidatos três ou no máximo quatro nomes”, afirma um aliado de Vanuza Valadares. “Falta à maioria, além de estrutura político-eleitoral, recursos financeiros para uma campanha dispendiosa como a de prefeito”, acrescenta.
1
Capitão Pires/Agir

O vice-prefeito rompeu com Vanuza Valadares. O fato de ter participado de atos antidemocráticos reduz sua força político-eleitoral. É bolsonarista.
2
Christian Chagas
O vereador, embora citado como pré-candidato, tende a disputar a reeleição. Faz oposição moderada à gestão de Vanuza Valadares. É ativo nas redes sociais.
3
Fernando Pessoa
O empresário foi presidente da Associação Comercial e é cotado para a disputa. É visto como atuante nas redes sociais. Se não for candidato, Márcio Luis pode bancá-lo. Tem nome de poeta.
4
Iris Nunes

O agropecuarista é a político mais bolsonarista da cidade. É rico, mas não tem a experiência política de Vanuza Valadares.
5
Ivan Vieira Júnior

O jovem é advogado, especializado em licitações e contratos. Foi secretário de Finanças da Prefeitura de Porangatu. Mantém forte ligação com o grupo político dos Melo (que era chefiado pelo falecido Júlio da Retífica). É articulado e ativo na cidade. Como Thiago Noronha, simboliza o novo.
6
Joaquim da Padaria
Como o nome indica, é empresário do ramo de panificação. Integra a Igreja Assembleia de Deus. Até amigos dizem que lhe falta vontade política.
7
Márcio Luis da Silva/MDB

O advogado e empresário é avaliado positivamente pelos eleitores. Mas estaria “desencantado” com a política. Se disputar, será um páreo duro para Vanuza Valadares. Em 2020, perdeu por 45 votos.
8
Thiago Noronha Amaral

O cardiologista e empresário — é dono de uma clínica — é bem avaliado pela sociedade. Falta-lhe, porém, experiência política. É visto como uma espécie de elemento-surpresa. O novo.
9
Vanuza Valadares
A prefeita foi deputada estadual e dirigente da Ceasa. O controle da máquina a fortalece. É articulada e sua administração melhorou. Precisa “esconder” o marido, Eronildo Valadares, durante a campanha. Sem Márcio Luis no páreo, é favoritíssima.