8 vices para Iris Rezende ou para Maguito Vilela na disputa da Prefeitura de Goiânia

14 junho 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
Sandes Júnior e Romário Policarpo são cotados para vice de Maguito. Já Paulinho Graus e Wilder Morais são lembrados para vice de Iris Rezende

Não há político mais enviesado do que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do MDB. O ex-deputado federal Vilmar Rocha, presidente do PSD em Goiás, tem uma tese: “Iris Rezende só é candidato quando diz que não é candidato”. De fato, o prefeito negaceia, mas dificilmente foge das disputas eleitorais e há o fato notável de que, ao contrário do que alguns dizem, sua família nunca colocou obstáculo à carreira política.
Por ser uma incógnita permanente, Iris Rezende tanto pode ser quanto não ser candidato à reeleição. Se não for, o MDB vai bancar o ex-governador Maguito Vilela para prefeito de Goiânia. Não há alternativa: será Iris Rezende ou será Maguito Vilela. Um deles. Há indícios de que o prefeito não veta o amigo histórico. Mas também há indícios de que, devido à aliança com o governador Ronaldo Caiado, o decano emedebista pode mesmo recolocar seu nome na ribalta — de onde, aliás, jamais saiu, nos últimos anos.
Devido à indecisão de Iris Rezende — há dois grupos: um garante que será candidato e outro assegura que não irá disputar, todos com ênfases e argumentos fortes —, Maguito Vilela, mesmo em relativo isolamento social (as facilidades de comunicação não deixam ninguém mais ficar inteiramente isolado), articula para ser candidato a prefeito.
Na semana passada, o Jornal Opção apurou que há mais gente querendo ser vice de Maguito Vilela do que de Iris Rezende. Por quê? Porque, aparentemente, acreditam que o ex-governador será candidato a prefeito.
A lista dos vices “de” Maguito Vilela é gigante, mas serão apresentados os mais citados, e em ordem alfabética.

1 — Ana Paula Rezende — No caso de chapa pura, a filha do prefeito Iris Rezende é cotada para vice de Maguito Vilela. Assim como, aliás, Maguito Vilela é cotado para vice de Iris Rezende. Consta que, depois de certo ânimo com a política, teria perdido o interesse, limitando-se a auxiliar o pai, sobretudo nas suas questões mais pessoais.

2 — Jorcelino Braga — O presidente do Patriota, na verdade, não trabalha para ser vice, mas quer lançar um vice do partido, sobretudo se o candidato for Maguito Vilela. O fato é que, ao final do processo, pode cair no colo de Braga, um articular de rara habilidade política.

3 — Neyde Aparecida — A petista mantém ótimo relacionamento com Maguito Vilela e será uma vice bem aceita pelo vilelismo. A ressalta é que o PT tem pré-candidata a prefeita, a deputada Adriana Accorsi.

4 — Paulinho Graus — O vereador do PDT aposta que Iris Rezende será candidato a prefeito. Gostaria de ser vice? Afirma que será candidato a prefeito. Mas não recusaria a vice nem de Iris Rezende nem de Maguito Vilela.

5 — Romário Policarpo — Inicialmente, o Patriota pretendia bancá-lo para vice, mas o presidente da Câmara Municipal refluiu e disse ao Jornal Opção que pretende disputar a reeleição. Mas, se receber um convite formal, dificilmente não aceitará.

6 — Sandes Júnior — O Progressistas fará uma pesquisa, entre junho e julho, e em seguida vai abrir conversações com os principais candidatos a prefeito de Goiânia. No momento, o partido tem dois pré-candidatos: o ex-deputado federal Sandes Júnior e o deputado estadual Rafael Gouveia (evangélico da Assembleia de Deus). Um deles pode ser vice do postulante do MDB.

7 — Simeyzon Silveira — Ligado ao senador Vanderlan Cardoso, o ex-deputado estadual (evangélico) é cotado para vice de Maguito Vilela. Mas ele disse ao Jornal Opção que o PSD terá candidato a prefeito.

8 — Wilder Morais — O ex-senador e integrante do PSC pode ser vice de Iris Rezende, mas dificilmente será de Maguito Vilela. Por ser ligado ao governador Ronaldo Caiado, do Democratas, não aceitaria compor com o pai de Daniel Vilela, o presidente do MDB e provável adversário do governador em 2022.