8 candidatos a deputado federal que devem “usar” Aparecida como base eleitoral em 2026

15 fevereiro 2025 às 21h22

COMPARTILHAR
Aparecida de Goiânia, conurbada com Goiânia, é a segunda cidade com maior número de eleitores do Estado de Goiás. No momento, são mais de 350 mil eleitores, mas o número está crescendo.
Pela quantidade de eleitores, e também pela proximidade com Goiânia, Aparecida é sempre “invadida” por uma “legião estrangeira” na disputa para deputado federal e estadual. Nem sempre o candidato “da” cidade é o mais votado. Professor Alcides e Glaustin da Fokus, tidos como “de” Aparecida, foram atropelados pelo furacão Silvye Alves em 2022.
Confira como foi a votação para deputado federal em 2022: Silvye Alves (União Brasil): 43846 votos (18,57%); Professor Alcides (PL): 33596 votos (14,23%); Gustavo Gayer (PL): 14547 votos (6,16%); Zacharias Calil (União Brasil): 12617 votos (5,34%); Delegada Adriana Accorsi (PT): 10302 votos (4,36%); Glaustin da Fokus (PSC): 8667 votos (3,67%); Fabio Sousa (PL): 6136 votos (2,60%); Jeferson Rodrigues (Republicanos): 5441 votos (2,30%); Magda Mofatto (PL): 5303 votos (2,25%) e Rafael Gouveia (Republicanos): 4432 votos (1,88%).
Para a disputa de 2026, daqui a um ano e sete meses, a grande surpresa eleitoral pode ser Mayara Mendanha. Há quem aposte que, se candidata, será a mais votada para deputada federal. Silvye Alves também vir forte, assim como João Campos, o vice-prefeito de Aparecida.
A lista a seguir está disposta em ordem alfabética e não de relevância política. Ela foi elaborada com base em consulta a seis políticos da cidade e dois especialistas em pesquisa eleitoral.
1
Delegado Waldir Soares

É cotado para ser um dos mais bem-votados, pois é forte em duas grandes cidades (e, a rigor, em todo o Estado), Goiânia e Aparecida de Goiânia. É do União Brasil.
2
Fábio Sousa

É representante de Goiânia, mas sempre tem muitos votos em Aparecida de Goiânia e Anápolis, sobretudo por ser pastor evangélico. É do PL.
3
Glaustin da Fokus

O deputado federal é deputado “de” Aparecida. Mas construiu uma estrutura ampla em quase todo o Estado. Por isso é um candidato forte. Filiado ao Podemos.
4
Gustavo Gayer

O deputado federal tem presença sólida em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Embora não seja representante de Aparecida, foi bem votado na cidade em 2022. É cotado para disputar mandato de senador. Mas tem problemas sérios com a Justiça. Do PL.
5
João Campos

É um político de Aparecida, mas também tem força em Goiânia. É considerado uma das grandes apostas do município. Ele é vice-prefeito de Aparecida. Do Podemos.
6
Mayara Mendanha

Há quem aposte que, se for candidata, será a mais votada no município. Fala-se que poderá sair eleita com os votos da cidade. Pode ter boa votação também em Goiânia. Secretária da Prefeitura de Aparecida, é mulher do ex-prefeito Gustavo Mendanha e tem luz própria.
7
Professor Alcides Ribeiro

Aliados dizem que talvez não seja candidato a deputado federal, por dificuldade de obter apoio sobretudo em outras cidades do interior. Representante de Aparecida, pode ser candidato a deputado estadual. Comenta-se também que pode deixar a política para “salvar” seus negócios. A cúpula do PL exigiu sua saída.
8
Silvye Alves

A deputada federal e jornalista foi a mais votada do pleito de 2022. Pode não obter a mesma votação, acima de 250 mil votos. Mas experts em política sustentam que deve ficar entre os mais votados (possivelmente, ao lado de Gustavo Gayer, Delegado Waldir, Paulo do Vale e Bruno Peixoto). Do União Brasil. (E.F.B.)