8 candidatos a deputado federal em Goiás poderão obter mais de 200 mil votos

21 setembro 2025 às 00h05

COMPARTILHAR
1
Bruno Peixoto/União Brasil
Há uma aposta de que o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, será o campeão de voto para deputado federal em 2026, daqui a um ano. Acredita-se que será um dos postulares do duzentão, quer dizer, tende a superar 200 mil votos, como Delegado Waldir Soares, do União Brasil, em 2018, e Silvye Alves, do União Brasil, em 2022.
A disputa é, aposta-se, pelo segundo lugar, mas também na turma do duzentão.
Há um consenso, entre políticos, que a segundo posto será disputado, pau a pau, pelo ex-prefeito Paulo do Vale, do União Brasil (a caminho do MDB), e Pedro Sales, do União Brasil.
2
Paulo do Vale/União Brasil

Postula-se que Paulo do Vale sairá eleito só com os votos de Rio Verde. Frisa-se que, neste município, obterá entre 60 mil e 70 mil votos. Com a votação obtida em todo o Sudoeste e municípios de outras regiões, como Uruaçu — o prefeito Azarias Machadinho, do MDB, o apoia —, poderá chegar aos 200 mil votos. Aí entrará para turma do duzentão.
3
Pedro Sales/União Brasil

Pedro Sales é um político discreto, mas articulado e se relaciona bem com políticos de todo o Estado. Ele possivelmente não sairá com uma votação tão expressiva quanto a de Paulo Vale, em apenas uma cidade, mas terá votos em praticamente todos os municípios. Assim poderá integrar o grupo do duzentão.
Pedro Sales é o candidato que terá o voto pessoal de Ronaldo Caiado. Isto fará a diferença, com certeza.
4
Delegado Waldir/União Brasil

O ex-deputado federal Waldir Soares é uma incógnita. Tanto pode integrar a turma do duzentão quanto pode cair para 100 mil ou 120 votos. Ainda assim, será eleito, e é o que importa. Mas ele é popularíssimo em todo o Estado.
5
Silvye Alves /União Brasil

Silvye Alves obteve 254.653 votos na disputa eleitoral de 2022. Obterá votação semelhante em 2026? Talvez sim. Talvez não. A deputada federal é popularíssima e articulada. Ela estaria trocando o União Brasil (onde, possivelmente, receberia o teto de financiamento eleitoral — 2,5 milhões de reais) pelo Republicanos (terá como lhe oferecer o teto?). Vai continuar na turma do duzentão? É provável.
6
Fred Rodrigues/PL

Com o apoio do deputado federal Gustavo Gayer, do PL, Fred Rodrigues, do PL, pode entrar para o grupo do duzentão e obter 200 mil votos em 2026.
7
Flávia Morais

A deputada federal Flávia Morais, do PDT, nunca entrou para a turma do duzentão. Mas sempre foi eleita com mais de 140 mil votos. Se se filiar ao MDB, contando com uma estrutura mais ampla, poderá integrar o clube do duzentão.
8
Major Vitor Hugo

O vereador Major Vitor Hugo, de Goiânia, não é sempre lembrado para o clube do duzentão. Mas vale recordar que será o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro em Goiás.
(E.F.B.)