7 “técnicos” cotados para a Secretaria de Economia do governo Ronaldo Caiado

07 maio 2023 às 00h06

COMPARTILHAR
Políticos, auditores fiscais e integrantes do governo começam a reclamar da secretária interina da Economia do governo de Goiás, Selene Peres Nunes.
Ninguém duvida da competência e da seriedade de Selene Peres Nunes. Porém, há uma reclamação generalizada de que se isolou no gabinete. “Fica-se com a impressão de que está numa torre de marfim”, critica um deputado. Um “aliado” contrapõe: “Na verdade, a suposta ‘arrogância’ de Selene decorre de sua timidez. E, como sabe que é interina, está mesmo voltada tão-somente para as questões técnicas da secretaria, ou seja, não se interessa por fazer política nem procura agradar os colegas de governo”.
Diz-se, nos bastidores, que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, vai indicar um secretário — ou secretária — de Economia definitivo logo que chegar de sua viagem à Europa.
Nos bastidores, sete nomes têm sido ventilados. Chega-se a falar, inclusive, na possibilidade de Selene Peres permanecer no governo.
1
Adriano Rocha Lima

É um dos cérebros do governo de Ronaldo Caiado. Focado, é um dos técnicos — com ampla visão política — que tem mais visão global do governo do Estado. Ele sabe em que e onde investir. E é da extrema confiança do gestor estadual.
2
Ana Carla Abrão

Filha da ex-senadora Lúcia Vânia, a economista, doutora pela USP e com experiência no Banco Central, foi secretária da Fazenda de Goiás, há alguns anos. E foi muito bem. Diferentemente de Cristiane Schmidt, que tinha trânsito unicamente no governo Bolsonaro, Ana Carla Abrão tem bom trânsito no governo do PT. Pérsio Arida, seu ex-marido, não assumiu cargo no governo de Lula da Silva, do PT, porque não quis. Ela própria chegou ter seu nome ventilado para o Ministério da Fazenda.
3
Fernando Navarrete

O presidente da CelgPar é visto como um técnico — é advogado por formação, mas um executivo por vocação — experimentado, inclusive já foi secretário da Fazenda. Se indicado para a Economia, abriria espaço para Cristiane Schmidt assumir a presidência da CelgPar.
4
Gilvan Cândido da Silva

O presidente da Goiás Previdência (GoiásPrev) entende de economia e, por vezes, esclareceu dúvidas do governador Ronaldo Caiado, sobretudo quando Cristiane Schmidt não tinha domínio de determinado assunto.
5
Marcos Roberto Silva
O advogado Marcos Roberto Silva é hors concours. Amigo e aliado de Ronaldo Caiado, ele é da extrema confiança do governador. Sabe, assim como Adriano Rocha Lima, onde o governo deve e precisa investir. É um craque. Não é economista, mas entende do ramo. As contas do União Brasil em Goiás são organizadas pelo dr. Silva.
6
Pedro Sales

O nome do advogado chegou a ser ventilado para a Secretaria de Economia, inclusive com o apoio do Sindifisco. É o tipo de técnico, com visão política, que aprecia resolver os problemas. É visto como Homem-Solução. Ronaldo Caiado teria optado por mantê-lo na Secretaria de Infraestrutura, porque é uma pasta crucial para o sucesso de seu governo. E o gestor estadual precisa tanto de um executivo competente quanto decente na Seinfra. Duas virtudes do dr. Sales.
7
Valdivino Oliveira

O economista, professor da PUC-Goiás, tem fama de contribuir para aumentar a arrecadação e, por ter sido deputado federal, sabe se movimentar politicamente. O Sindifisco tem apreço pelo ex-secretário da Fazenda do governo do Distrito Federal. (E.F.B.)