5 prefeitos que podem ocupar cargos no governo de Ronaldo Caiado em 2025

23 junho 2024 às 00h00

COMPARTILHAR
Depois das eleições de 2024, com novas forças políticas nos comandos das prefeituras — fortalecendo deputados e senadores —, é provável que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), faça uma reforma administrativa. Com o objetivo de agasalhas as forças vencedoras.
Ronaldo Caiado não aprecia nomear políticos que, embora bons de discursos, não têm capacidade de gestão. Além de exigir decência, cobra competência. Os prefeitos listados a seguir são políticos e gestores experimentados — quatro deles foram eleitos e reeleitos.
O próprio governador nunca falou publicamente do assunto. Então, o que se diz aqui pertence ao terreno da especulação, resultado de conversas com vários políticos.
O detalhe é que, em termos político-eleitorais, parte dos prefeitos arrolados — como Paulo do Vale, Adib Elias e Fausto Mariano, acompanha Ronaldo Caiado há tempos.
1
Adib Elias/Catalão/MDB

O prefeito de Catalão planeja disputar mandato de deputado federal ou estadual em 2026. É cotado para assumir a direção da Goinfra. É gestor experimentado, com um cartel excepcional de obras.
2
Fausto Mariano/Turvânia/MDB

O prefeito de Turvânia, em 2018, rompeu com Daniel Vilela — o mesmo caso de Adib Elias — para apoiar Ronaldo Caiado para governador. É citado como possível secretário de Governo ou Esporte.
3
Paulo do Vale/Rio Verde/União Brasil
Um dos prefeitos mais bem avaliados de Goiás, Paulo do Vale ambiciona ser vice de Daniel Vilela, em 2026. Antes disso, pode assumir a Secretaria da Agricultura, em 2025. É ligado ao governador Ronaldo Caiado, a quem apoia desde 2018.
4
Roberto Naves/Anápolis/Republicanos

O prefeito de Anápolis deve ser candidato a deputado federal em 2026, elegendo ou não a sucessora, Eerizânia Freitas, para prefeita.
5
Vilmar Mariano/Aparecida de Goiânia/União Brasil

O prefeito de Aparecida de Goiânia abriu mão da reeleição para apoiar Leandro Vilela.