3 políticos do Norte de Goiás que vão disputar mandato de deputado estadual em 2026

18 fevereiro 2024 às 01h04

COMPARTILHAR
Três políticos do Norte de Goiás devem disputar mandato de deputado estadual na eleição de 2026 — daqui a dois anos e sete meses.
1
Filho da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (União Brasil), o engenheiro Givago Valadares deve disputar, pela segunda vez — em 2022, candidato pelo PRTB, ficou como suplente, com boa votação —, mandato de deputado estadual.

Givago Valadares já está trabalhando, buscando apoios em Porangatu e nas cidades do Norte de Goiás.
2
O prefeito de Novo Planalto, Eudes Rodrigues de Araújo, do MDB — considerado um dos melhores gestores do Norte —, também deve ser candidato a deputado estadual. Ligado ao vice-governador Daniel Vilela, ele é uma das apostas — em termos de renovação — do emedebismo.

De acordo com um aliado de Vanuza Valadares, Eudes Araújo está tentando montar um grupo político em Porangatu para fortalecer sua candidatura, considerando que o eleitorado da cidade é muito maior do que o de Novo Planalto.
3
O advogado e empresário Márcio Luís da Silva, presidente da Facieg, deve ser candidato a deputado estadual. Para assumir o comando da federação comercial, ele teve de se desfiliar do MDB, mas permanece muito ligado ao vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.
Se for candidato a deputado, possivelmente será pelo Podemos, pois, além da ligação com Daniel Vilela, tricota, com frequência, com o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos).
Márcio Luís perdeu a eleição para prefeito de Porangatu, em 2020, por menos de 50 votos. Mesmo sugerindo que não deve ser candidato a prefeito, este ano, daqui a sete meses, o nome do empresário continua aparecendo bem avaliado. Mas a tendência é que não dispute a eleição, optando por se resguardar para a campanha de 2026.
Em Porangatu, por sinal, o candidato a prefeito das oposições tende a ser o tenente-coronel Polidório — possivelmente com o empresário Rafael do Charque na vice.
Valmir Pedro em Uruaçu

Há comentários de que o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, também pode ser candidato a deputado estadual. Mas ele não ainda não confirmou.
Se conseguir eleger seu candidato a prefeito, Ozires Ribeiro, do União Brasil, pode até ser que dispute. Porém, se Azarias Machadinho, do MDB, for eleito, é bem possível que o gestor municipal fique fora da disputa.
Há comentários de que Valmir Pedro pode apoiar a candidatura de Eliane Pinheiro para deputada estadual. (E.F.B.)