3 mulheres podem figurar na lista tríplice pra desembargador do TJ-Goiás
29 novembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O Conselho Superior do Ministério Público de Goiás se reuniu e elaborou a lista sêxtupla de procuradores de justiça que disputam a vaga da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco — egressa do MP.
O Tribunal de Justiça recebeu a lista sêxtupla e, nos próximos dias, deve divulgar a lista tríplice — que será enviada ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para a escolha do novo desembargador.
A lista sêxtupla contempla seis procuradores (listados a seguir, não em ordem de favoritismo, e sim alfabética): Alencar José Vital, Laura Maria Ferreira Bueno, Lívia Augusta Gomes Machado, Osvaldo Nascente Borges, Umberto Machado de Oliveira e Villis Marra Gomes.
O Jornal Opção consultou cinco magistrados a respeito da “qualidade” da lista. A opinião de um deles resume a dos demais: “A lista sêxtupla é de excelente qualidade. Não há um procurador de segunda linha. São pessoas do primeiro time do Ministério Público. Qualquer um deles vai engradecer o Tribunal de Justiça de Goiás — seja pela competência jurídica, seja pela decência. Então, a lista não é um time — é uma seleção”.
Há um (ou uma) favorito? Informações objetivas não há, até porque os desembargadores que formatam a lista tríplice não dão — e nem podem dar — entrevistas a respeito.
Mas o que se comenta — da sede do Ministério Público às sedes da Ordem dos Advogados do Brasil-Goiás e do Tribunal de Justiça — é que, sim, há uma superfavorita. Trata-se da procuradora Laura Bueno, que já foi procuradora-geral do MP. “Laura Bueno tem fortes ligações tanto no Judiciário quanto na política. É um quadro excelente”, postula um magistrado.
A superfavorita e as favoritas: Laura, Lívia e Villis
Lívia Augusta Gomes Machado e Villis Marra Gomes pertencem ao grupo das favoritas. Mas qualquer uma delas pode ser surpreender.
O que estão dizendo, no momento, é que a lista tríplice terá três mulheres: Laura Bueno, Lívia Augusta e Villis Marra. “Seria interessante que uma mulher substitua outra mulher” (referência a Beatriz Figueiredo).
Há quem aposte que a próxima desembargadora será Laura Bueno ou Lívia Augusta. Os dois nomes começam com “L” e terminam com “A”… e tem cinco letras, duas consoantes e três vogais. O Jornal Opção apurou que não há restrição a nenhuma delas tanto no Tribunal de Justiça quanto no governo do Estado. “As duas têm equilíbrio, experiência e competência para julgar”, assinala um magistrado.
Mas, repetindo, os desembargadores criam a lista tríplice e Ronaldo Caiado escolhe a desembargadora (ou desembargador).
O Jornal Opção perguntou aos magistrados sobre Alencar José Vital, Osvaldo Nascente Borges e Umberto Machado. A opinião do grupo ouvido é estabelecida por um dos magistrados: “São sérios e aptos ao cargo de desembargador”. (E.F.B.)
