3 campeões de voto pra deputado estadual podem ser de Anápolis, Goiânia e Rio Verde

27 fevereiro 2022 às 00h02

COMPARTILHAR
Henrique César, Lucas do Vale e Vivian Naves: um deles tende a ser o mais votado da disputa eleitoral de 2022

Há quem aposte que, para deputado federal, os campeões de voto tendem a ser Flávia Morais, do PDT, Zacharias Calil, do União Brasil, Lissauer Vieira, do PSD, e Francisco Júnior, do PSD. Na eleição de 2018, a deputada foi a segunda mais votada, atrás apenas do Delegado Waldir Soares(União Brasil). O deputado e médico ficou em terceiro lugar, tendo gastado uma ninharia na campanha.

Para deputado estadual, há pelo menos três possíveis campeões de voto.
Em 2018, Henrique César, da Assembleia de Deus-Madureira, foi o mais votado. Em 2022, dada a força da igreja e de seus novos contatos políticos no interior, com a reformatação e ampliação das bases, pode repetir o feito. Ele é genro do bispo Oídes José do Carmo, uma das vozes mais autorizadas e respeitadas do meio evangélico de Goiás.
A grande surpresa eleitoral pode estar em Rio Verde: Lucas do Vale, filho do prefeito Paulo do Vale (União Brasil). Candidato a deputado estadual, possivelmente pelo MDB, o médico é apontado com um possível campeão de votos. Há quem postule que sai de Rio Verde, só de Rio Verde, com 40 mil votos. E terá votos também em outros municípios.

Casada com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (o fenômeno eleitoral que derrotou o antes imbatível Antônio Gomide), do pP, a primeira-dama Vivian Naves figura também na lista dos possíveis campeões de voto.
Há quem perceba Vivian Naves como mera “apadrinhada” de Roberto Naves. Quem pensa assim está enganado. A primeira-dama é articulada politicamente, tem um discurso afiado e lida com rara habilidade com os eleitores. Ela se preocupa com as pessoas de maneira efetiva, e, embora seja popular, não é populista. Pode sair eleita apenas com os votos obtido em Anápolis.
Um dos três políticos citados tende a ser campeão de votos na eleição de 2 de outubro deste ano, daqui a sete meses.
Goiânia (base de Henrique César), Anápolis (base de Vivian Naves) e Rio Verde (base de Lucas do Vale) têm, respectivamente, o primeiro, o terceiro e o quarto maiores eleitorados de Goiás. Frise-se que Roberto Naves e Paulo do Vale são prefeitos bem avaliados e com uma imensa capacidade de trabalho, tanto em termos administrativos quanto político-eleitorais.