13 prefeitos da região Sudoeste que se destacam como gestores eficientes

30 agosto 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Com o apoio de 10 políticos do Sudoeste, de partidos variados, o Jornal Opção elaborou uma lista com os prefeitos que mais estão de destacando. São considerados políticos de primeira linha, mas são apontados, sobretudo, como gestores eficientes, que sabem usar o dinheiro público em benefício do povo de seus municípios.
Parte dos políticos diz que alguns prefeitos do Sudoeste não estão indo bem. Entretanto, não porque são incompetentes ou mal-intencionados, e sim porque receberam gestões problemáticas, com dívidas e desestruturadas.
Os prefeitos listados são apontados como gestores eficientes, que, eleitos em 2024 e há oito meses no poder (há, claro, os reeleitos), começam a apresentar obras. E não ficam o tempo inteiro reclamando da falta de recursos e de apoio de governos, deputados e senadores. A marca deles, segundo os entrevistados, é, basicamente, uma: são gestores competentes e extremamente focados na questão pública. Estão preocupados com saúde, educação e programas sociais.

Todos os entrevistados postulam que o maior destaque, no momento, é o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo. Afirmam que não é nada fácil substituir um gestor como Paulo do Vale (União Brasil), o prefeito anterior. Mas, em oito meses de administração, o jovem médico estaria surpreendendo.
Aleomar Rezende é mencionado com um “gestor altamente eficiente”. “Gere a prefeitura de maneira tão competente que parece um CEO de multinacional”, postula um dos entrevistados.
Wellington Carrijo e Aleomar Rezende são mencionados como os gestores mais eficiente e criativos. Os políticos consultados ressalvam que são também os que mais dispõem de recursos financeiros. “Observe que um prefeito bem-intencionado, e que pegou uma prefeitura arrumada, como Geneilton Assis, do PL, não está indo nada bem. Sua gestão é morosa. Mas é possível que aos poucos ele consiga ajustar a máquina pública”, assinala um político de Rio Verde. Geneilton Assis é prefeito de Jataí.
Algumas cidades são pequenas, com poucos recursos, mas estão bem administradas, de acordo com os políticos. Marcelo de Paula e Osélia Lúcia, ponderam os entrevistados, estão gerindo com desenvoltura e eficiência seus municípios.
O prefeito de Santa Helena, Iris Parreira (MDB), vai mal? “Não”, dizem os políticos. “Mas está tentando ajustar uma máquina que não era bem cuidada. É um mito que João Alberto Rodrigues tenha sido um prefeito eficiente”, afirma um político de Jataí.
A lista a seguir está em ordem alfabética, e de não de relevância política ou administrativa. (E.F.B.)
1
Adevair Gonçalves de Macedo/Lagoa Santa
2
Aleomar Rezende/Mineiros
3
Amilcar Machado Pereira Júnior/Doverlândia
4
Anderson de Paula Silva/Quirinópolis
5
Argemiro Rodrigues Santos Neto/Caiapônia
6
Leonardo de Moraes Carvalho/Aporé
7
Lucas Machado Ferreira/Itajá
8
Luiz Henrique de Assis/Itarumã
9
Marcelo Batista de Paula/Cachoeira Alta
10
Ednaldo Andrade Miguel (Meinha)/Castelândia
11
Osélia Lúcia de Carvalho Alves/Turvelândia
12
Wanderval Silva Martins/Maurilândia
13
Wellington Carrijo/Rio Verde