13 favoritíssimos para deputado federal e os 8 que estão no páreo em Goiás

13 maio 2018 às 00h00

COMPARTILHAR
Os pules de dez são Waldir Soares, Iris Araújo, Jovair Arantes, Flávia Morais, João Campos e Magda Mofatto
Vinte e cinco cientistas políticos, jornalistas, marqueteiros e políticos listaram, a pedido do Jornal Opção, os políticos que tendem a ser eleitos para deputado federal. Não se trata de pesquisa ou de qualquer levantamento científico. Na verdade, os “eleitores” — embora tenham definido a partir de critérios como história pessoal e política e capacidade de formatar estruturas eleitorais — deram suas opiniões, que não são as do jornal, necessariamente. Desta vez, pediu-se que definissem primeiro os “favoritíssimos” e, depois, aqueles que têm chances de ganhar, mas não são pules de dez. Curiosamente, o vereador Jorge Kajuru, de Goiânia, foi citado entre os favoritíssimos, mas não foi citado porque disse ao Jornal Opção que será candidato a senador. Os “eleitores” disseram que não apostam em grande renovação e que, em virtude do poder das estruturas partidárias, a tendência é que vários dos atuais deputados federais sejam reeleitos. Perguntou-se, finalmente, quais, entre os favoritíssimos, são mais favoritos. A maioria listou: Jovair Arantes, Waldir Soares, Iris Araújo, Flávia Morais, João Campos e Magda Mofatto.
É possível que surjam surpresas e alguns listados como favoritíssimos pelos entrevistados não sejam eleitos e alguns nem listados sejam eleitos. São as surpresas da vida e da política. Finalmente, a melhor “pesquisa” será a que sairá das urnas em 7 de outubro deste ano. Fora isto, tudo é especulação. A lista não segue nenhuma ordem de favoritismo, e sim uma ordem alfabética.
1 — Célio Silveira (PSDB)
2 — Fábio Sousa (PSDB)
3 — Flávia Morais (PDT)
4 — Giuseppe Vecci (PSDB)
5 — Heuler Cruvinel (PP)
6 — Iris Araújo (MDB)
7 — Jean Carlo (PSDB)
8 — João Campos (PRB)
9 — Jovair Arantes (PTB)
10 — Lucas Vergílio (SD)
11 — Magda Mofatto (PR)
12 — Roberto Balestra (PP)
13 — Waldir Soares (PSL)
A seguir a lista do pelotão intermediário de candidatos fortes que disputam as quatro vagas restantes. De novo, procedeu-se a uma pergunta: deles, quais são os mais favoritos para subir para o pelotão acima. Houve hesitações, mas os entrevistados listaram: José Mário Schreiner, Rubens Otoni, Sandes Júnior e Thiago Peixoto. Qual é o mais cotado? Rubens Otoni, frisaram os entrevistados. Apesar de todo o desgaste do PT, o deputado tem capital próprio e não tem desgaste pessoal.
1 — Adriano Avelar (PP)
2 — Francisco Júnior (PSD)
3 — Glaustin da Fokus (PSC)
4 — José Mário Schreiner (DEM)
5 — Professor Alcides Ribeiro (PP)
6 — Rubens Otoni (PT)
7 — Sandes Júnior (PP)
8 — Thiago Peixoto (PSD)
9 — Wdineia Oliveira (MDB)