Cláudio Meirelles, Henrique Arantes, Lêda Borges e Talles Barreto são apontados como os críticos mais contundentes da gestão do líder do DEM

O Jornal Opção ouviu jornalistas, deputados e aliados do governador Ronaldo Caiado e a todos fez a mesma pergunta: “Quais deputados fazem oposição mais firme ao governo de Ronaldo Caiado?” A lista mostra apenas os 12 nomes mais citados, mas há deputados que fazem oposição mais moderada ou pontual. Os comentários sobre cada arrolado são sínteses estabelecidas a partir das avaliações dos 20 entrevistados. Como a maioria pediu anonimato da fonte, o jornal optou por não publicar o nome dos que não pediram anonimato.

Os cinco críticos mais contundentes da gestão de Caiado são: Cláudio Meirelles, chamado de Sr. Oposição e Mr. Unabomber, Talles Barreto, Henrique Arantes, Lêda Borges e Lucas Calil.

Deputada Adriana Accorsi | Foto: Foto Y. Maeda/Alego

1 — Adriana Accorsi/PT — A deputada não se manifesta de maneira enfática, mas faz uma oposição organizada. Ao mesmo tempo, posiciona-se ao lado dos movimentos de servidores que criticam o governo de Ronaldo Caiado.

Alysson Lima | Foto: Fábio Costa / Jornal Opção

2 — Alysson Lima/PRB — Há quem o considere oposição, até porque está se distanciando dos grupos que o apoiaram e são considerados governistas. Mas há quem aposte que vai compor com o governo Caiado.

Cláudio Meirelles | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

3 — Cláudio Meirelles/PTC — Na Assembleia ganhou o apelido de “Sr. Oposição”. Hoje, é a voz mais crítica ao governo de Caiado. Por ser advogado e posicionado, apresenta as críticas que mais incomodam a gestão do líder do Democratas.

Deputado Coronel Adailton (PP) | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

4 — Coronel Adailton/PP — Sua ligação com o ex-Marconi Perillo o levou direto para a oposição. O Progressitas também se mantém afastado de Caiado. É um crítico frequente do governo estadual.

Antônio Gomide | Foto: Andre Kerygma/Arquivo

5 — Antônio Gomide/PT — Faz uma crítica mais articulada e posicionada do que Adriana Accorsi. Mas há quem frise que o PT, no momento, está muito moderado.

Gustavo Sebba | Foto: Divulgação

6 — Gustavo Sebba/PSDB — Por sua ligação com o ex-governador Marconi Perillo e pelo fato de ser filho do ex-deputado Jardel Sebba — marconista —, Gustavo Sebba é um crítico contundente mas não intempestivo do governo de Caiado.

Helio de Sousa | Foto: Alego

7 — Helio de Sousa/PSDB — Não se manifesta muito, mas é firme na oposição. Sua crítica é sempre equilibrada e posicionada.

Henrique Arantes | Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção

8 — Henrique Arantes/PTB — Pela história do PTB, parecia fadado ao governismo. Mas, de repente, assumiu uma posição firme contra o governo de Caiado. Só perde em radicalidade para Cláudio Meirelles.

Lêda Borges | Foto: Felipe Cardoso/Jornal Opção

9 — Leda Borges/PSDB — A deputada é posicionada é uma voz acentuadamente crítica. É firme e não titubeia. Está sempre fazendo críticas cerradas ao governo de Caiado. Mas é equilibrada e ponderada.

"Estão priorizando conchaves", diz Lucas Calil sobre fim do orçamento impositivo
Lucas Calil | Foto: Divulgação

10 — Lucas Calil/PSD — O deputado é um crítico contundente do governo de Caiado. Pelo seu estilo moderado, pensava-se que faria uma oposição light. Na prática, faz uma oposição hard.

Major Araújo | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

11 — Major Araújo/PSL — Senta-se ao lado da base caiadista. Mas, em defesa dos militares e dos servidores públicos, assume-se como uma voz de oposição. O parlamentar foi um dos primeiros a mostrar decepção com o governo de Ronaldo Caiado, comparando-o ao de Marconi Perillo.

Talles Barreto | Foto: Foto: Fernando Leite

12 — Talles Barreto/PSDB — Quando vários deputados da oposição pareciam anestesiados, quase paralisados, foi o primeiro a levantar a voz como oposição. É um crítico tão consistente quanto contundente do governo Caiado. E articula e agrega na Assembleia. Não é um outsider.