COMPARTILHAR

A eleição para deputado federal será disputada em 2026, daqui a um ano e um mês. Quem trafega pelos 246 municípios de Goiás sempre encontra políticos conversando com prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais.

A campanha oficial é de 45 dias. Mas as coisas começam a se definir mesmo é na pré-campanha, que segue de vento em popa. Por isso, os pré-candidatos, comportando-se como candidatos, estão trombando nos municípios.

É possível saber quem vai ser mais votado para deputado federal? Não, é claro. O que se pode é especular. Por isso, o Jornal Opção conversou com políticos, marqueteiros e pesquisadores em busca de informações — ou melhor, sugestões — dos possíveis campeões de voto.

Há o consenso de que pesquisas não conseguem apurar quais vão ser mais votados. O voto para o Parlamento é muito disperso. No momento, para saber quem é mais forte, é preciso verificar o histórico dos candidatos e suas operações na capital e, sobretudo, no interior.

A lista a seguir está formatada em ordem alfabética, e não de favoritismo. É possível que outros candidatos, contados os votos, apareçam como campeões de voto? É possível.

1

Adriana Accorsi

Postula-se que a deputada federal petista não será campeoníssima. Mas tende a aumentar a sua votação.

2

Aava Santiago

Comenta-se que pode disputar mandato de deputada estadual ou federal e também de senadora ou governadora. É o nome da renovação no PSDB. Está próxima de políticos do PT, como Adriana Accorsi.

3

Bruno Peixoto

Há uma crença de que ficará entre os cinco mais votados. Porque está montando uma grande estrutura político-eleitoral em praticamente todo o Estado. Ele é conhecido como “rei das dobradinhas”. É filiado ao União Brasil, mas articula com o PRD.

4

Delegado Waldir

Campeão em duas eleições seguidas, a disputa de 2026 será o grande teste para aferir se manteve a popularidade. Terá mais de 200 mil votos, como antes? Pode até não ter, mas há um consenso de que deve ser bem votado. É do União Brasil.

5

Flávia Morais

A deputada do PDT, que pode se filiar ao MDB, é sempre bem votada. Aposta-se que, mais uma vez, ficará entre os três ou quatros mais votados.

6

Fred Rodrigues

Com o apoio de Gustavo Gayer (que planeja ser candidato a senador, se não for cassado, é claro), tende a ser um dos mais votados. Filiado ao PL. É bolsonarista.

7

Glaustin da Fokus

O deputado federal evangélico foi bem votado em 2022. Pode ampliar sua votação? Pode. Um problema é a possível candidatura do ex-deputado evangélico João Campos. Filiado ao Podemos.

8

José Nelto

Há quem aposte que o deputado federal terá entre 120 mil e 130 mil votos. É um dos parlamentares mais municipalistas. Filiado ao União Brasil.

9

Paulo do Vale

Um dos campeões pode vir do interior. O ex-prefeito de Rio Verde é cotado para vice de Daniel Vilela, mas tende a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Deve ser um dos grandes rivais de Bruno Peixoto, Fred Rodrigues e Silvye Alves. Filiado ao União Brasil, deve ser candidato pelo MDB.

10

Silvye Alves

Campeã de votos em 2022, superando até mesmo Gustavo Gayer, a deputada federal empolga tanto quanto antes? Não se sabe. Mas aposta-se que ficará entre os mais votados. (E.F.B.)