10 políticos que planejam disputar a sucessão de Bruno Peixoto na Assembleia Legislativa de Goiás
01 novembro 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
Quem será o substituto de Bruno Peixoto na presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, entre 2027 e 2028? É óbvio que não dá para saber.
Primeiro, porque a eleição para deputado estadual vai ocorrer daqui a 11 meses, em 4 de outubro de 2026. Portanto, não se sabe quem vai ganhar. De repente, um favorito, e listado entre pré-candidatos a presidente da Assembleia, pode não ser eleito.
Segundo, se Daniel Vilela for eleito governador, o deputado Issy Quinan, do MDB, passa a ser um candidato fortíssimo. Fica a ressalva de que os deputados, sobretudo os veteranos, apreciam apoiar para presidente da Assembleia um parlamentar de perfil menos conectado ao governador.
Terceiro, há o consenso de que deputado novato não é eleito para presidente da Assembleia Legislativa. Mas isto, claro, pode ser mudado. Afinal, regras, formais ou informais, são quebráveis.
Depois de conversar com vários deputados, o Jornal Opção elaborou uma lista com 10 nomes — os mais citados. Observe-se que Adib Elias, ex-prefeito de Catalão, e Paulo do Vale, ex-prefeito de Rio Verde, aparecem na lista.
Adib Elias já foi deputado estadual, dos mais atuantes. Paulo do Vale foi prefeito de Rio Verde por dois mandatos e fez o sucessor. Por que foram citados? Porque são gestores — e o presidente da Assembleia precisa ser gestor (os recursos do Legislativos são maiores do que o de várias prefeituras de Goiás) — e políticos experimentados. São articulados e têm credibilidade.
Romário Policarpo foi mencionado pelos deputados porque tem experiência como presidente da Câmara Municipal de Goiânia — que, a rigor, é uma micro-Assembleia Legislativa. Ressalte-se que, se eleito, será um novato a mais no Legislativo. Mas se trata de uma raposa em termos de articulação política.
Todos os deputados ouvidos disseram a mesma coisa: o próximo presidente da Assembleia será aquele que conseguir obter o apoio tanto de Daniel Vilela — se reeleito governador — quanto de Bruno Peixoto (candidato forte a deputado federal).
A lista a seguir está disposta em ordem alfabética e não de favoritismo.
1
Adib Elias/MDB

Ex-prefeito de Catalão, é apontado como um candidato forte a presidente. É ligado a Daniel Vilela. Há quem postule que tem mais pegada para líder do governo.
2
Amilton Filho/MDB

Com o apoio do prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), é um nome forte. Ligado a Daniel Vilela.
3
Coronel Adailton/SD

É tido pelos deputados como um político que cumpre compromissos. Ligado a Bruno Peixoto.
4
Issy Quinan/MDB
É apontado como superfavorito. Teria o apoio de Daniel Vilela. Há uma certa resistência ao seu nome entre alguns deputados. Dizem que precisa articular mais com eles.
5
Lincoln Tejota/UB

Pode ser o grande tertius. Figura na lista dos favoritos. É articulado, diplomático e se relaciona bem com os deputados. Tem bom relacionamento com governador Ronaldo Caiado e com o vice-governador Daniel Vilela.
6
Paulo do Vale/UB

É articulado, mantém ligações com o governador Ronaldo Caiado e com Daniel Vilela.
7
Romário Policarpo/Avante

Se eleito, será marinheiro de primeira viagem na Assembleia. Mas é uma raposa política. Ligado a Bruno Peixoto.
8
Virmondes Cruvinel/UB

Tem o perfil técnico e jurídico adequado para ser presidente da Assembleia. Não tem arestas. Ligado a Bruno Peixoto.
9
Wagner Camargo Neto/SD

Deputado jovem e articulado. Ligado a Bruno Peixoto.
10
Wilde Cambão/PSD

Deputado do Entorno de Brasília. Atuante, e por ser diplomático, tem o perfil adequado para ser presidente do Legislativo. Ligado ao governador Ronaldo Caiado e a Bruno Peixoto. (E.F.B.)
