União repassa área para construção de Museu da Democracia em Brasília

06 janeiro 2024 às 14h42

COMPARTILHAR
Prometido pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Museu da Democracia recebeu um espaço de 50 mil metros quadrados para ser construído. Repassado pelo governo federal, a área fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O local promete ser um memorial para os atos do dia 8 de janeiro de 2023.
Conforme o jornal Folha de S.Paulo, a expectativa é de que sejam gastos R$ 40 milhões na construção do museu, por meio do Novo PAC. O plano é que o memorial seja dedicado para contar a história da construção da democracia brasileira, incluindo, obviamente, a abordagem ao dia 8 de janeiro.
O terreno que deve receber o Museu da Democracia fica em frente ao Teatro Nacional Claudio Santoro e pertencia a Secretaria de Patrimônio da União. Também existe um plano para que a construção incorpore a Praça da Cidadania, presente no local.
Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, a construção do memorial deve se iniciar apenas em 2025. O espaço ainda pode funcionar como sede para o Ibram, ao mesmo tempo.