Resultados do marcador: Segurança Pública
Diagnosticado com esquizofrenia, o homem já havia provocado danos em uma unidade de saúde na semana passada
Evento objetiva troca de experiências das forças de segurança
*Colaboração de Tathyane Melo
Membros da bancada goiana na Câmara dos Deputados ouvidos pelo Jornal Opção avaliam que o pacote antifacção e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), previstos para votação até o fim do ano, representam um passo importante para fortalecer o combate ao crime organizado.
O posicionamento segue o anúncio do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que confirmou a análise, nas próximas semanas, do projeto elaborado pelo governo do presidente Lula (PT) e outras iniciativas de parlamentares que equiparam crimes cometidos por organizações criminosas ao terrorismo.
O deputado José Nelto (UB), disse que o Brasil vive um cenário semelhante ao enfrentado pela Itália durante a ascensão da máfia e defendeu que o Congresso trate o crime organizado com o mesmo rigor aplicado ao terrorismo. Para ele, o combate não deve se concentrar apenas nas bases operacionais das facções, mas também nos responsáveis pelo comando financeiro.
“O Estado brasileiro terá que agir com inteligência para alcançar não somente o cidadão com o fuzil na favela, mas também o barão da Faria Lima, aquele que está em Nova York e Miami. Tem que haver um esforço coordenado da União, dos estados, das polícias e de todas as forças de inteligência”, disse.
“Infelizmente o Poder Judiciário brasileiro tem envolvimento de juízes, autoridades, promotores, policiais e parlamentares. É um momento em que essa lei precisa ser muito pesada”, completou.
Para Ismael Alexandrino (PSD-GO), há consenso de que o país precisa de respostas legislativas imediatas. Ele defende que o projeto antifacção deve ser votado nos próximos dias para fornecer diretrizes claras aos estados e assegurar a proteção jurídica às autoridades de segurança.
“Precisamos votar um projeto antifacção para promover um enfrentamento ao crime organizado, dar norte aos entes federados e segurança jurídica às instituições. A população precisa dessa tranquilidade, e nós, parlamentares, temos o dever de dar uma resposta efetiva”, afirmou.
A deputada Magda Mofatto (PRD-GO) apoia as propostas. Temos que dar um jeito de acabar com essa violência toda. Tudo que for contra facção é altamente positivo. Quem gosta de violência? Quem gosta de tráfico de drogas?”, questionou.
O deputados Samuel Santos (Podemos) destacou que o crescimento das facções se consolidou ao longo dos anos e que o país enfrenta hoje um cenário “insustentável”. Para ele, além do endurecimento legislativo, políticas públicas sociais negligenciadas contribuíram para o avanço das organizações criminosas.
Leia também:
Maioria dos deputados goianos votam a favor do ‘PDL da Pedofilia’
Relator diz que fará endurecimento em regras penais na PEC da Segurança
Governador de Goiás, em encontro com Castro e outros governadores, anunciou o “Consórcio da Paz”
Especialista com longa trajetória nas polícias e na gestão de segurança afirma que o crime ocupou “vácuos de Estado” nas favelas e defende resposta que una coerção legítima e políticas públicas de acesso a serviços
O governo federal pressente a importância do combate à violência e apresenta propostas ao Congresso e à Casa Civil. A oposição bolsonarista perde a bandeira ao se ocupar apenas da anistia
Ministro da justiça, Ricardo Lewandowski, apresenta projeto antifacção | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nota conjunta diz que a Segurança Pública do Estado de Goiás não concorda com posturas individualizadas de agentes públicos, que possam atrapalhar a boa relação entre eles
Alguns defendem a necessidade de fortalecimento do orçamento e do controle penitenciário, outros alertam para os riscos de concentração de poder na PF
Governador destacou o contexto em que encontrou o sistema prisional e a importância do controle das unidades
Parceria permitirá que a GCM tenha acesso a dados federais que antes não estavam disponíveis em nível municipal
Equipamentos do tipo fixo e speed dome vão reforçar ações preventivas e ampliar a integração com forças de segurança; central funcionará em parceria com PM, Bombeiros, SMT e Polícia Civil
Governador destacou ainda o comparativo dos resultados da segurança pública de 2018 e 2025
O estado é o quinto com o maior número de dispositivos contratados pelo órgão, que prevê alcançar cerca de 15 mil aparelhos
Com média de apenas 1,8 homicídios por dia, junho teve o menor índice da série histórica
