Resultados do marcador: Prefeito de Palmas

[caption id="attachment_75674" align="alignright" width="620"] Carlos Amastha: se voltar para a Colômbia, a Polícia Federal não terá como investigá-lo e a Justiça brasileira não terá como julgá-lo[/caption]
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, não vai fugir para a Colômbia, seu país de nascimento, pois tem vários negócios no Brasil, notadamente no Tocantins. Porém, como sabem a Polícia Federal e a Justiça, se decidir liquidar seus negócios no país e voltar para a sua terra natal, o governo da Colômbia dificilmente o extraditará. É uma tradição, no país presidido por Juan Manoel Santos, extraditar colombianos, em geral para os Estados Unidos, exclusivamente quando estão envolvidos com o cartel de drogas — e, mesmo assim, é muito difícil. Portanto, se voltar para a nação de García Márquez, abandonando a política palmense, Amastha estará livre dos tentáculos da Justiça brasileira.
O governo de Michel Temer poderá alegar que Amastha, ao se naturalizar, se tornou cidadão brasileiro e, por isso, pode cumprir pena no país. O governo de Juan Manoel, porém, pode alegar que, apesar disso, o empresário e político permanece colombiano. Ressalve-se que, apesar de investigado pela Polícia Federal, até agora não há comprovação cabal de que o prefeito da capital do Tocantins está envolvido num rumoroso caso de corrupção. Por enquanto, ele está na condição de investigado, não foi acusado e tampouco foi condenado. Sua categoria é a dos suspeitos.