Resultados do marcador: Nazismo

Encontramos 4 resultados
História
Há 80 anos morria Hitler: os caminhos da ascensão e queda do ditador nazista que marcou o século XX

Relembre como o ressentimento pós-Primeira Guerra abriu espaço para o nazismo na Alemanha

Historiador de Harvard resgata história das primeiras vítimas de Hitler na Alemanha

O nazismo começou a matar judeus já em 1933. Quatro jovens foram assassinados, nesse ano, o que sugere que a política de extermínio começou bem mais cedo

Livro conta a história de Victor Capesius, o farmacêutico de Auschwitz

digitalizar0002O Farmacêutico de Auschwitz” (Bertrand Brasil, 335 páginas, tradução de Miriam Bettina Paulina Bergel Oelsner), do historiador Dieter Schlesak, é um livro doloroso sobre a Segunda Guerra Mundial, especialmente sobre o campo de extermínio mais letal e mais emblemático dos nazistas. O livro, muito bem escrito, é apresentado como um romance documentário. Condenado a nove anos de prisão, por cumplicidade no genocídio de judeus, ciganos, homossexuais e opositores políticos do nazismo, Victor Capesius morreu em 1985, na Alemanha Ocidental (a capitalista).

Os homens que trabalharam para salvar as obras-primas da Itália na Segunda Guerra Mundial

Depois de “Caçadores de Obras-Primas”, que rendeu um filme mediano, com George Clooney, o escritor Robert M. Edsel, lança o livro “Salvando a Itália — A Corrida Para Resgatar das Mãos dos Nazistas os Tesouros de uma Nação” (Rocco, 430 páginas, tradução de Ana Deiró e Talita M. Rodrigues). Os nazistas eram aves de rapinas da Europa. Por onde passavam, roubavam quase tudo, e não escapavam nem mesmo obras de arte. Na Itália, país que, em sim, é um grande museu, notadamente em algumas cidades, como Roma e Florença, não foi diferente. Mas, se havia rapineiros, muitos trabalharam para salvar o tesouro cultural do país de Leonardo da Vinci, autor de a Santa Ceia.