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Editores Ketllyn Fernandes e Thiago Burigato conquistaram o 1º Prêmio Goiano de Jornalismo Cultural na categoria Webjornalismo. No mês passado, Sarah Teófilo foi agraciada com a primeira colocação de um concurso nacional
[caption id="attachment_14747" align="alignright" width="620"] Ketllyn Fernandes (à esq.), Thiago Burigato e Sarah Teófilo: os premiados da equipe
do Jornal Opção Online | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção[/caption]
Marcelo Gouveia
Na quarta-feira, 3, durante a cerimônia de anúncio dos vencedores do 1º Prêmio Goiano de Jornalismo Cultural, o Jornal Opção Online recebeu, mais uma vez, a coroação pelo trabalho consistente que vem sendo realizado por sua equipe. Os editores Ketllyn Fernandes e Thiago Burigato foram os grandes vencedores do concurso na categoria Webjornalismo, por conta da matéria “Goiás descobre a cultura como fonte de geração de emprego e renda”.
Com o tema “Economia Criativa em Goiás e o novo modelo para produção de cultura no Estado”, a premiação, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Cultural (Secult-GO), teve como objetivo condecorar os profissionais de comunicação que produziram e publicaram reportagens que contribuíssem para o conhecimento sobre o tema. Os vencedores foram premiados em cerimônia na Vila Cultural Cora Coralina e os valores dos prêmios foram de R$ 4 mil e R$ 2 mil para as primeiras e segundas colocações, respectivamente.
Frente à abrangência da temática “economia criativa”, os editores, de 25 e 26 anos, antes de tomar qualquer decisão, foram atrás do superintendente executivo da Secult, Decio Coutinho. A partir daí, puderam mostrar que, aos poucos, gestores e empreendedores acabam por reconhecer que a criatividade e a inovação são capazes de gerar riqueza econômica.
A reportagem contou, antes de adentrar em um ou mais casos específicos, com o zelo de situar o leitor quanto à definição e às origens históricas da economia criativa, possibilitando um melhor e mais amplo conhecimento acerca desse tipo de produção. “Conseguimos traçar um panorama sobre a economia criativa em Goiás tanto para agora quanto para os próximos anos”, destacou Ketllyn.
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“Foi na Austrália, em 1994, onde se originou o que se busca entender por economia criativa. Duas décadas depois, a indefinição quanto ao que significa em exato essa terminologia contrasta com sua importância e presença em toda e qualquer atividade, já que para viver é preciso consumir e conviver com os mais diversos produtos oriundos da criação humana, no que se encaixam desde os feitos tangíveis aos intangíveis”, situa a reportagem.
Outro grande diferencial da matéria foi a utilização de infográficos para explicar melhor o assunto e dados relativos a ele. Nesse sentido, foi muito importante a colaboração do designer Fred Passos, da empresa “Farol Criativo", que produziu o material em parceria com os jornalistas. Além de ter deixado a matéria mais rica, foi um recurso que nenhum outro inscrito no concurso utilizou. Tratando-se de um material veiculado em uma plataforma online, os infográficos, certamente, tiveram significativa participação na vitória do Jornal Opção Online.
Trazendo o conceito de economia criativa para a realidade goiana, a dupla também discorreu sobre o papel desempenhado pelo Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec) do Estado, cujo principal objetivo é criar bases confiáveis para pesquisas na área, além de oferecer subsídios a decisões públicas sobre políticas culturais. Outras iniciativas do setor são citadas no texto premiado, tais como a Incubadora Goiás Criativo e os APLs (arranjos produtivos locais).
Ao exemplificar o conceito de economia criativa, os jornalistas destacaram o mercado de jogos eletrônicos, cujo faturamento global deve ultrapassar, em 2016, a marca de US$ 86 bilhões. Thiago Burigato conta como surgiu a ideia de relacionar o mundo dos games ao setor da economia criativa. “Pensamos que seria interessante mostrar que o nosso Estado tem produção nessa área, algo que pouca gente sabe. Também pesou o fato de o governo estadual estar reconhecendo os jogos eletrônicos como um produto cultural, artístico, e esse assunto há muito tempo é motivo de polêmica no mundo todo”, afirma.
A segunda abordagem tratada pela dupla foi a das cidades criativas. O conceito novo, intimamente ligado à economia criativa, é tratado na reportagem premiada com um ótimo exemplo aqui em Goiás: o município de Rio Quente. O Jornal Opção já havia, abordado o tema na edição 1993 da versão impressa — “Cidade de Rio Quente sedia o Fórum Internacional de Cidades Criativas”, de Murilo Nascente Santana.
Jornalista venceu prêmio nacional
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Com prestígio da versão impressa, Jornal Opção Online acumula prêmios e bons resultados
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