Resultados do marcador: Israel

Decisão do governo Lula ocorre em meio a crise diplomática com Israel; país atuava como observador desde 2021 na organização internacional

O governo federal anunciou a entrada formal do Brasil na ação contra Israel na Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas (ONU). Segundo o Itamaraty, o governo expressa indignação por conta dos recorrentes episódios de violência contra a população civil no Estado da Palestina, não apenas na Faixa de Gaza, mas se estendendo à Cisjordânia.
"A comunidade internacional segue testemunhando, de forma rotineira, graves violações de Direitos Humanos e Humanitário: ataques à infraestrutura civil, inclusive a sítios religiosos, como à paróquia católica em Gaza, e às instalações das Nações Unidas, como à Organização Mundial da Saúde; violência indiscriminada e vandalismo por colonos extremistas na Cisjordânia, como o incêndio às ruínas da antiga Igreja de São Jorge e ao cemitério bizantino em Taybeh; massacres de civis, a maior parte dos quais mulheres e crianças, que se tornaram cotidianos durante a entrega de ajuda humanitária em Gaza; e a utilização despudorada da fome como arma de guerra", diz a nota do governo brasileiro.
A ação é movida pela África do Sul e pede que a Corte declare que Israel violou obrigações previstas na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio. Israel refuta as acusações do país africano.
O Itamaraty também informou que o estado de Israel comente "contínuas violações do Direito Internacional", como a anexação de territórios pela força e a expansão de assentamentos ilegais.
"O Brasil considera que já não há espaço para ambiguidade moral nem omissão política. A impunidade mina a legalidade internacional e compromete a credibilidade do sistema multilateral.", diz a nota.
Leia também

O Vaticano afirmou que a igreja foi "atingida diretamente" por um tanque de guerra

Ataques em Gaza resultam na morte de crianças e adultos entre sábado e domingo

Ainda não há data para que a trégua entre em vigor

A Corte aceitou um pedido feito por Netanyahu por conta de “motivos diplomáticos” e de segurança confidenciais

O alto funcionário militar e político participou da solenidade de homenagem para as vítimas do conflito de 12 dias com Israel

A mentoria espiritual foi vendida nas redes sociais. Marçal vendia lotes do curso por R$ 77 mil

De acordo com Pedro, ele nunca imaginou que iria passar por um momento como esse

A Defesa Civil de Gaza anunciou que 46 pessoas que esperavam receber ajuda humanitária foram mortas

Expectativa é que Guimarães viaje para Teerã até o fim desta semana

O acordo é divulgado no mesmo dia em que o Irã atacou bases dos EUA no Qatar

Líder iraniano já estaria se organizando para fazer uma sucessão caso seja morto no conflito

A base aérea de Al Udeid é o quartel-general americano na região com aproximadamente 10 mil soldados

Os dois priorizam o descanso no momento e estão bem, segundo assessoria