Resultados do marcador: INSS

O Jornal Opção estve no mutirão de atendimentos em Goiânia para ouvir os relatos de quem necessita de aposentadorias e pensões

Na prática, a aposentadoria especial permite que categorias específicas tenham o tempo de contribuição reduzido

Empresário está detido pela Polícia Federal desde a última sexta-feira, 12

A investigação aponta que os dois seriam operadores centrais de um esquema de desvio de recursos de beneficiários do INSS, com envolvimento de entidades de fachada e servidores públicos

Além disso, mantém pouco diálogo com integrantes do governo e está afastado do Palácio do Planalto

A medida foi apresentada como resposta a investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, respondeu a um questionamento feito pelo influenciador Mizael Silva sobre a diferença de velocidade no andamento do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a tramitação de ações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A indagação foi feita durante um evento do projeto Lazy Likes, que debate o impacto da influência digital na sociedade.
Mizael relatou que, ao conversar com pessoas nas ruas, ouve com frequência a crítica de que o processo contra Bolsonaro teria avançado de forma célere, enquanto ações que afetam diretamente a vida de milhares de brasileiros, como as que tratam do INSS, enfrentariam demora. O influenciador chegou a comparar a atuação do STF a uma relação familiar, em que “um filho não pode dizer que o pai é mais justo com um irmão do que com o outro”.
Em resposta, Moraes afirmou que a percepção de tratamento desigual decorre, em grande parte, da desinformação. O ministro explicou que o processo envolvendo o ex-presidente não é conduzido exclusivamente por ele, mas segue um rito legal que envolve investigação da Polícia Federal, denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e análise de colegiados do Supremo.
“Primeiro que eu não tenho nada a ver com o processo do INSS. Não sou relator de tudo no mundo. Gostaria até de ser, mas não sou. Esse é o primeiro ponto. Segundo, o prazo não é verdade. A investigação do caso Bolsonaro está em andamento há quase dois anos. Já a questão do INSS chegou ao Supremo em abril, tem pouco mais de seis meses”, afirmou.
Moraes destacou ainda que comparar os dois casos é “complicado e equivocado”, já que cada processo depende de fatores distintos, como a atuação do relator, as provas apresentadas e os prazos da Procuradoria-Geral da República.
O ministro também chamou atenção para o impacto da desinformação na polarização política do país. Segundo ele, discursos de ódio e notícias falsas têm contribuído para acirrar divisões dentro da sociedade, inclusive no ambiente familiar.
“O Brasil foi muito dividido com base em muita mentira, em muita desinformação. Infelizmente, isso extremou ainda mais os lados. Comparar coisas diversas é fruto dessa exploração negativa da informação”, disse.
A fala de Moraes ocorre em meio a um ambiente político ainda marcado por forte polarização e pelo debate sobre a atuação do Judiciário em processos que envolvem figuras públicas de grande influência, como Bolsonaro.
Leia também:
Alexandre de Moraes ganha projeção internacional em entrevista ao Washington Post

STF formou maioria para que mulher, nestas condições, continue recebendo salário, mesmo afastada do trabalho

Pelo menos três benefícios teriam sido reativados de forma ilegal; dinheiro foi desviado para uma única conta

A medida tem como objetivo ampliar a adesão ao acordo de ressarcimento

Envolvidos terão que devolver o montante para o INSS em até 15 dias, além de pagar uma multa

O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício

O início dos pagamentos deve ocorrer no dia 24 de julho

O mutirão acontece em Aparecida de Goiânia, Goiânia, Palmeiras de Goiás e Rio Verde

Mais de 3 milhões de pessoas disseram não ter autorizado os descontos para as associações