Resultados do marcador: Globo de Ouro
Reconhecimento internacional ao ator e ao filme “O Agente Secreto” é visto como positivo, mas expõe desafios estruturais do audiovisual nacional, como a falta de políticas permanentes e a regulamentação do streaming
Produções brasileiras ainda patinam quando se fala de ser consumida pelos compatriotas
O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de melhor filme de língua não-inglesa no Globo de Ouro, que teve cerimônia realizada neste domingo, 11, em Beverly Hills, Califórnia. O ator Wagner Moura também venceu na categoria de melhor ator em filme de drama. O longa ainda concorreu como melhor filme drama, mas perdeu para Hamnet: A vida antes de Hamlet.
Na categoria de filme de língua não-inglesa, o longa brasileiro concorreu com Valor Sentimental; Foi Apenas um Acidente; A única saída; Sirat e A Voz de Hind Rajab.
Durante seu discurso, Kleber Mendonça Filho agradeceu a equipe do filme e dedicou um momento especial para Wagner Moura. "A combinação perfeita é quando se tem um bom ator e que ele é o seu grande amigo", disse. "É uma honra estar nesse grupo de grandes filmes internacionais e dos Estados Unidos. Esse filme é dedicado aos jovens cineastas e peço para que eles continuem fazendo filme no Brasil e nos Estados Unidos", finalizou.
Já Wagner Moura concorreu com Joel Edgerton, Sonhos de trem; Oscar Isaac, Frankenstein; Dwayne Johnson, Coração de lutador: The Smashing Machine; Michael B. Jordan, Pecadores e Jeremy Allen White, Springsteen: Salve-me do desconhecido.
Na sua fala, Wagner Moura agradeceu aos outros indicados e também a Kleber Mendonça Filho. "O Agente Secreto é um filme sobre memória ou falta dela. Também fala sobre trauma geracional. Eu acredito que esse longa pode ser passado de geração em geração os valores. Então, esse filme é para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis". Por fim, Moura ainda mandou um "Viva o Brasil! Viva a Cultura Brasileira".
Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de "Central do Brasil". Esta foi a primeira vez na história que o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho mais novo, em meio aos riscos impostos pela ditadura militar.
Leia mais: Veja a lista dos vencedores do Globo de Ouro atualizada em tempo real
Brasil concorre em três categorias: melhor filme de drama, melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator de drama, com O Agente Secreto e Wagner Moura, respectivamente.
Longa brasileiro foi indicado em duas categorias: Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
O momento é do cinema brasileiro e de todos os profissionais envolvidos com a Arte. O filme de Walter Salles é uma homenagem às famílias destruídas pela ditadura. Não dá pra esquecer. Não podemos esquecer.
Fernanda Torres venceu na categoria de melhor atriz em filme de drama
Torres leva prêmio de melhor atriz em drama 25 anos após sua mãe participar da premiação com “Central do Brasil”
Memórias de Marcelo Rubens Paiva inspiram filme que revela a dor e a luta de uma família no Brasil militarizado

