Resultados do marcador: Centro

As melhores ideias receberão premiação em dinheiro: R$ 250 mil para o 1º lugar, R$ 60 mil para o 2º e R$ 40 mil para o 3º.

Publicação do cinema nas redes sociais mostrou fotos da fachada com pichações e diversos vidros quebrados

Entre as principais demandas apontadas pela vereadora estão reforço na limpeza, iluminação adequada, presença constante da Guarda Civil

Em entrevista ao Jornal Opção, Aava Santiago afirmou que aguarda a resolução de uma pendência junto à Procuradoria da Câmara Municipal de Goiânia antes de apresentar o projeto

Iniciativa é considerada uma contribuição do Governo de Goiás para o plano de requalificação da região central da capital

Contrato previa que a faculdade assumiria a gestão parcial do imóvel, com obrigações de instalar um projeto educacional, quitar passivos do clube e preservar o espaço

Especialistas criticam escassez de lixeiras em áreas de alta circulação da capital

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados um dia antes de cada apresentação.

A região da capital, que é um berço cultural repleto de arte e monumentos, sofre com o abandono, descaso e falta de opções de lazer

Vereadoras Aava Santiago e Sabrina Garcez apresentaram sugestões para a matéria; relatora Kátia Maria quer realizar audiência pública

Projeto busca incentivar volta de moradores na região com reformas em prédios residenciais

Parlamentares de base argumentam que emenda que obriga análise de impacto para novos empreendimentos pode acabar com o plano de requalificação

Créditos TDC serão disponibilizados para os donos de locais que cumprirem com os requisitos de preservação

Entre os inúmeros benefícios fiscais no plano de requalificação do Centro, o Centraliza, há desonerações previstas para estacionamentos fechados. Isenções para esses estabelecimentos parecem atrativas à primeira vista, mas podem acarretar em consequências negativas. Essa prática não só contribui para a manutenção do uso excessivo de veículos particulares, como ainda pode causar o processo da gentrificação, que é o processo de transformação de áreas urbanas que leva ao encarecimento do custo de vida e aprofunda a segregação socioespacial nas cidades.
Em primeiro lugar, desonerar estacionamentos perpetua a dependência dos automóveis como principal meio de transporte nas cidades. Ao reduzir os que envolvem ter um carro, isso encoraja mais pessoas a optarem por esse modal, em vez alternativas sustentáveis. Por consequência, isso aumenta a demanda por espaço para estacionar os veículos, levando a mais congestionamentos, poluição do ar e deterioração da mobilidade urbana.
Desonerar estacionamentos fechados pode contribuir para o processo conhecido como gentrificação, principalmente no Setor Central de Goiânia. Com os incentivos para estacionamentos, essa situação pode alterar completamente os preços dos imóveis e dos aluguéis dos locais. Isso pode “expulsar” os moradores dessas regiões, o que geraria um efeito totalmente contrário ao que o Paço Municipal deseja com o programa Centraliza.
O plano do Centraliza é atrair mais moradores para ocupar o Centro, logo não faz sentido beneficiar estacionamentos fechados, algo que pode causar o efeito oposto ao desejado. Com a criação de uma demanda artificial por esse tipo de empreendimento, ainda há o risco de construções histórias que não forem tombadas serem demolidas. Ou seja, a modalidade pode tomar o Setor Central e apagar a história do bairro e de seus moradores.
Esse é o alerta que os vereadores de oposição realizaram durante a tramitação do Centraliza na Câmara Municipal de Goiânia. Aava Santiago (PSDB), Kátia Maria (PT) e agora Fabrício Rosa (PT) alertaram para os riscos citados anteriormente. Entretanto, a Prefeitura de Goiânia deve seguir firme com o plano de desoneração de estacionamentos.
A solução para o Centro deveria prezar pelo “equilíbrio”, com menos desoneração para estacionamentos e expansão da chamada “Área Azul”. Ou seja, seria o contrário, com a implementação de oneração em locais de parada nos espaços públicos para incentivar modais mais sustentáveis.
E claro, sempre martelar a questão de investir em transporte público, mesmo que pedir investimentos nessa área pareça repetitivo e sem solução. De alguma forma, as grandes cidades precisam se reinventar no transporte público para não colapsar a mobilidade local.
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Programa dentro do projeto de requalificação permite que espaços sejam geridos por meio de parcerias público-privadas