Prefeitura de Aparecida leva castração gratuita ao Alto da Boa Vista e atende 60 animais
21 fevereiro 2026 às 08h59

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), realizou nesta sexta-feira, 20, o cadastramento de 60 cães e gatos do Assentamento Alto da Boa Vista para a segunda edição do Centro de Castração PATA Mais Perto de Você. A iniciativa leva atendimento descentralizado às regiões mais vulneráveis do município e reforça a política de ampliar o acesso aos serviços de bem-estar animal. O projeto utiliza a estrutura do castramóvel e é viabilizado por meio de parceria público-privada.
Com o cadastro concluído, os tutores dos animais retornam neste sábado, 21, das 8h às 16h, para os procedimentos de castração gratuita, vacinação antirrábica e orientações de cuidado animal, tudo realizado diretamente no assentamento — garantindo comodidade a famílias que enfrentam dificuldade de deslocamento.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, a iniciativa fortalece a proteção animal em Aparecida.
“Estamos levando o Centro de Castração diretamente às comunidades que mais precisam. É uma ação que reduz o abandono, previne doenças e proporciona dignidade aos tutores e seus animais. O PATA Mais Perto de Você tem esse compromisso: aproximar o cuidado, ampliar o acesso e proteger vidas”, destaca.
Centro de Castração PATA Mais Perto de Você
O PATA é um centro de castração destinado a cães e gatos – machos e fêmeas a partir do quinto mês de vida – sob a responsabilidade de ONGs, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, com CadÚnico atualizado, Pet inscrito no Sistema Nacional de Animais Domésticos (SINPatinhas), o programa prevê ainda vacinação e microchipagem dos animais.
Todos os animais passam por triagem e avaliação clínica para confirmar a elegibilidade ao procedimento. O programa é voltado a adoção de cães e gatos tutelados por ONGS e protetores independentes e já realizou mais de 3 mil atendimentos.
Leia também: PATA supera 3 mil castrações e avança na política de bem-estar animal em Aparecida

