Descarte irregular cresce 40% em Aparecida e prefeitura reforça a fiscalização

01 agosto 2025 às 10h03

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia intensificou a fiscalização contra o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), só no primeiro semestre de 2025, equipes recolheram 53,1 mil toneladas de resíduos jogados de forma inadequada nas ruas. A quantidade reflete em um aumento de 40% em relação a todo o ano anterior.
Um dos pontos mais críticos da cidade é a Avenida Princesa Isabel, no setor Buriti Sereno, onde foram necessárias 270 viagens apenas nos primeiros seis meses do ano para remover mais de 2,8 mil toneladas de lixo, entulho, restos de árvores e até carcaças de animais. A via, que margeia o Anel Viário, tornou-se um retrato da reincidência desse tipo de crime ambiental.
“É enxugar gelo, é retrabalho, é prejuízo para os cofres públicos. Por isso, a minha determinação é de tolerância zero com essas pessoas que insistem em sujar a cidade”, declarou o prefeito Leandro Vilela. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia também pediu apoio da população para denunciar quem comete esse crime ambiental. A multa para quem for flagrado cometendo esse tipo de infração varia entre R$ 500 e R$ 50 mil, conforme a gravidade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, o esforço da prefeitura precisa ser acompanhado pela colaboração dos cidadãos. “A Prefeitura de Aparecida tem cumprido a sua obrigação, zelando da cidade nos mínimos detalhes. Mas o cidadão também pode e deve fazer a sua parte, deixando a calçada limpa, não descartando água suja no asfalto e jogando o lixo na lixeira, no devido lugar”, pontuou.
A administração municipal também investiu em ações educativas, videomonitoramento e rondas frequentes da Guarda Civil Municipal e das equipes da Secretaria de Meio Ambiente para coibir a prática.
Além disso, o município deflagrou a Operação Aparecida Limpa, uma força-tarefa que conta com apoio de secretarias municipais e forças de segurança do Estado para combater o descarte irregular e o abandono de veículos nas ruas.
Leia também:
Aparecida de Goiânia tem cerca de 70 mil lotes vagos e vira desafio para a zeladoria da cidade
Wagner Siqueira: “Aparecida de Goiânia será a grande cidade para investidores no futuro próximo”