O governador Ronaldo Caiado (UB) reuniu-se com 23 deputados em almoço nesta quarta-feira, 9, para anunciar aos parlamentares que enviará à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) ainda está semana, a proposta que cria a contribuição agropecuária. O teto dessa contribuição será de até 1,65% e esse valor deve ser revertido para a categoria, já que integrará um fundo para investimento em infraestrutura.  

Caiado mobilizou a base para explicar que depois da queda da arrecadação precisa garantir a continuidade das estradas e que essa seria uma forma de beneficiar o setor na questão do escoamento. Além disso, fez questão de ressaltar que o dinheiro da contribuição irá direto para um fundo e que esse será gerido pela Secretaria de Infraestrutura que será criada com a reforma.

A nova Secretaria de Infraestrutura servirá como guarda-chuva e vai abrigar a atual Goinfra, Agehab e outras agências.

Caiado tem apoio de 22 dos deputados que estiveram com ele no almoço. Eles declararam que vão “votar com o governo”. Entretanto, o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), disse que tem dificuldade para encampar a matéria, por fazer parte do setor.