Gripe aviária é confirmada no Uruguai e há suspeita da doença na Argentina

15 fevereiro 2023 às 16h48

COMPARTILHAR
O Uruguai confirmou o primeiro caso de gripe aviária em um cisne de pescoço negro, localizado na Lagoa Garzón, na região litoral sul do país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país (MGAP), nesta quarta-feira, 15. O órgão informou que as autoridades sanitárias irão se reunir para discutir medidas de combate à doença.
Nesse contexto, o suposto caso está sendo analisado em uma ave silvestre em Laguna de los Pozuelos, na Província de Jujuy, na Argentina. O governo, entretanto, não confirma a informação. Assim, como no Uruguai esse pode ser o primeiro caso de gripe aviária em território argentino.
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, afirmou, em entrevista ao Jornal Valor, que o risco de o vírus atingir granjas comerciais brasileiras é “totalmente controlado”. Ele exaltou o alto padrão de biossegurança da avicultura no Brasil e do Sistema Veterinário Oficial (SVO), destacando que o setor conta com mais de 3 mil profissionais habilitados.
No entanto, o país é rota de aves migratórias dos países vizinhos. Além disso, a gripe aviária é uma doença altamente contagiosa. Ela afeta tanto aves domésticas quanto silvestres, podendo causar prejuízos aos produtores. Nesse sentido, a doença traz preocupação a criadores de aves e exportadores. Com riscos, de bloqueios a embarques brasileiros.