Goiânia vai receber a focalizadora de danças circulares Jorgelina Forero pela primeira vez neste final de semana. De sexta-feira, 25 de julho, até domingo, 27 de julho, ela estará na capital para conduzir o quinto módulo do projeto Centro Oeste em Dança, intitulado “Grandes Rodas e Tradição Viva”. O workshop será uma oportunidade única de dançar, celebrar e se reconectar com o coletivo — em um encontro que pulsa memória, cura e expressão cultural.

Jorgelina conheceu as danças circulares desde 2002, guiada por Fleur de Wet, focalizadora reconhecida internacionalmente. A partir daí, tornou-se uma pesquisadora apaixonada pelo movimento. Em 2011, passou a conduzir rodas semanais em Luyaba, uma vila na província de Córdoba (Argentina), onde reside. Jorgelina é coreógrafa, facilitadora de rodas de mulheres, anfitriã de Círculos de Lua Cheia e coorganizadora do Festival Transerrano de Danças Circulares. Participou de festivais internacionais e criou uma oficina inspirada no best-seller As Vozes do Deserto, unindo palavra e dança como canais de autoconhecimento e cura.

A programação do quinto módulo do Centro Oeste em Dança inclui um baile de danças circulares, que acontecerá nesta sexta-feira, 25 de julho. No sábado e domingo, 26 e 27 de julho, acontecerá um workshop. As inscrições podem ser feitas por meio do site (leia mais abaixo). Este projeto foi contemplado pelo Edital Formação Cultural nº 02/2025 e é realizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Governo de Goiás e Ministério da Cultura.

Praticadas em grupo, as danças circulares acontecem em círculo e seguem uma coreografia que é inspirada em danças de diferentes culturas e danças contemporâneas. Vale destacar que as danças circulares são práticas diferentes das danças étnicas tradicionais, pois as últimas têm origem em ocasiões, ritos e cerimônias tradicionais de um povo, fazendo parte de sua identidade.

Projeto

A ideia do projeto Centro Oeste em Dança nasceu da parceria entre os três focalizadores de Goiás: Claudia Prado, Lara Reis e Everson Basili. A parceria se consolidou ao longo dos últimos anos por meio de oficinas e encontros promovidos dentro do projeto Corpo que Dança, idealizado por Everson e Lara em Anápolis. Ao longo do tempo, Claudia, que atua em Goiânia, foi frequentemente convidada para contribuir com o projeto, fortalecendo ainda mais essa conexão.

Com o crescimento da colaboração entre o trio, surgiu o desejo de criar uma formação mais extensa, com mais de 80 horas de aprendizado, voltada para a formação regional de novos focalizadores. Assim, nasceu a proposta do Centro Oeste em Dança, que, além de oferecer uma base sólida na área, se expande ao trazer focalizadores do Brasil e do exterior, enriquecendo ainda mais a vivência e a diversidade cultural da prática.

Serviço

25/07 (sexta-feira)
Baile de Danças Circulares – 19h às 22h
26/07 (sábado)
Workshop – 9h às 17h
27/07 (domingo)
Workshop – 9h às 12h

Local: Associação dos Auditores de Tributos do Fisco Municipal de Goiânia (AFFIM)
Endereço: Av. Rio Branco, 586 – St. Jaó – Goiânia

Valores

Módulo completo (baile + 2 dias de workshop): R$ 200,00
Somente baile: R$ 50,00

Pagamento

Via Pix: [email protected]
Envio de comprovante para WhatsApp: (62) 8161-1058 – Cláudia Prado