Em encontro nacional, PSD confirma candidatura própria em 2026 e descarta apoio à reeleição de Lula
12 setembro 2025 às 19h33

COMPARTILHAR
Durante encontro nacional do PSD nesta sexta-feira, 12, em Florianopolis, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, afirmou que a sigla não apoiará a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve lançar candidatura própria à Presidência. Entre os nomes cotados estão os governadores Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
“O presidente Lula sabe disso. Ele sabe que o partido não vai caminhar com sua candidatura. Nós temos dito isso a ele”, declarou Kassab.
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) liderou a comitiva goiana. O evento reuniu lideranças do partido para discutir as novas regras eleitorais, estratégias para 2026 e os desafios enfrentados pelas mulheres na política.
Além da definição sobre 2026, o encontro também teve destaque para pautas ligadas à participação feminina na política. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), relatou episódios de discriminação que enfrentou em sua trajetória. “Não tenho dúvidas de que a gente passa por tudo isso apenas por sermos mulher”, afirmou.
Vanderlan Cardoso avaliou que a reunião fortaleceu o PSD e projetou reflexos no cenário nacional. “Tratamos de temas fundamentais para a sociedade e estamos não apenas fortalecendo o partido, mas sim a luta por um país melhor”, disse o senador.
A comitiva de Goiás contou ainda com o deputado federal Ismael Alexandrino, o deputado estadual Cairo Salim, o ex-deputado Samuel Almeida, o vice-prefeito de Anápolis Walter Vozgrau, a vereadora de Rio Verde Nayara Barcelos, o secretário municipal Kim Abrão e a presidente do CRC-GO, Sucena Hummel.
Ao final do encontro, ficou definido que a próxima reunião nacional será realizada em Pernambuco. “Vocês aumentaram muito o sarrafo, mas vamos nos esforçar para fazer um evento à altura”, brincou Raquel Lyra.
Leia também:
