Rodrigo Hirose
Rodrigo Hirose

Troca de Mandetta por Nelson Teich é a maior aposta política de Bolsonaro até agora

Presidente não teve outra saída depois da insubordinação do ex-ministro senão usar a caneta, pois, do contrário, teria a liderança definitivamente corroída

Mandetta e Teich: jogo ousado de Bolsonaro | Foto: Reprodução

Depois de um processo de fritura que se intensificou nas duas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro finalmente fez valer a força da caneta e exonerou Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde. Para seu lugar, escolheu o oncologista Nelson Teich, do Rio de Janeiro – base política e domiciliar do presidente.

A posição de Mandetta ficou insustentável após inúmeras demonstrações de que não iria ceder diante de Bolsonaro nas diretrizes de combate ao coronavírus. Teich acena com uma visão um pouco mais alinhada à do presidente, ao dizer que economia e saúde podem andar juntas.

Mandetta era um ministro apagado até os primeiros casos de Covid-19 no Brasil. Em seu currículo, até então, constavam medidas polêmicas, como o fim do programa Farmácia Popular e o enfraquecimento do programa brasileiro de HIV/Aids – considerado um dos melhores do mundo.

Ganhou força ao imprimir uma posição técnica diante da pandemia. Com suas falas claras e objetivas, em entrevistas coletivas praticamente diárias, ganhou notoriedade. Na pesquisa mais recente, feita pelo Altas Político, 76% se declararam contrários à demissão do agora ex-ministro.

Bolsonaro fez sua aposta mais alta desde que assumiu o cargo, em janeiro do ano passado. Depois de vacilar, teve coragem de demitir o seu ministro mais popular (as últimas sondagens de opinião pública colocaram Mandetta acima de Sergio Moro).

A decisão chega em um momento em que a pressão social para retomada das medidas econômicas ganha força. As manifestações dos últimos dias e a insubordinação de Mandetta impulsionaram o presidente a usar a caneta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.