Saiba como evitar a invasão de baratas no verão

Para evitar a presença das pragas, o ideal é eliminar: acesso, abrigo, água e alimento presentes no ambiente, seja residencial ou comercial

Foto: Reprodução

Não são raras as reclamações de invasões de baratas em casas e espaços públicos durante o verão. O aumento das temperaturas em algumas regiões do Brasil provoca a maior incidência do surgimento das pragas urbanas. Segundo Natalie Amorim, da LarClean, o calor facilita a reprodução porque o metabolismo dos insetos torna-se mais acelerado, e assim, pragas como as baratas atingem mais rapidamente a maturidade sexual, proporcionando as infestações.

Para evitar a presença das pragas, o ideal é eliminar:  acesso, abrigo, água e alimento presentes no ambiente, seja residencial ou comercial. Isso se dá através de ações como eliminar as frestas e fendas e ter boas práticas de limpeza do ambiente, evitando o descarte inadequado de resíduos ou acondicionamento inadequado de alimentos.

Quando os hábitos de limpeza da rotina da casa não são suficientes para controlar, já pode ser considerado uma infestação, explica Natalie: “Uma infestação depende da densidade de populações dos insetos. Nestes casos os métodos convencionais de controle não surtirão efeito já que os produtos de venda livre comercializados em centros comerciais e mercados possuem uma baixa toxicidade. O ideal é contratar uma empresa especializada que conte com produtos registrados pela ANVISA para a execução dos serviços de controle de pragas”.

Outro animal peçonhento que podem ser considerados como praga devido aos altos níveis de infestação no ambiente urbano é o escorpião. Também pelo aumento da temperatura no verão a taxa de reprodução desses animais cresce, além de ter um aumento no número de insetos que são a fonte de alimentos deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.