Prefeitura inicia testagem em massa para Covid-19 na região Sul de Goiânia

De hoje até sexta-feira, 28, haverão pontos estratégicos para realização dos testes. Na quinta, Secretaria Municipal de Saúde dará início a testagem na região Campinas Centro

Testes de RT- PCR | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira, 24, a quarta semana da testagem em massa para Covid-19. Desta vez o trabalho será concentrado nas regiões Sul e Campinas Centro. De acordo com a prefeitura, as duas regiões contemplam 109 bairros e foram escolhidas por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.

A região Sul é a primeira a receber as equipes de testagem. De hoje até sexta-feira, 28, haverão pontos para realização dos testes no Centro Popular de Abastecimento de Lazer (Cepal) do Jardim América, somente na modalidade de drive-thru, e na Escola Municipal Moacir Mondar Brandão, ao lado do Cepal, onde serão atendidos os pedestres. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h.

Já na região Campinas Centro os testes se iniciam na quinta-feira, 27, e se estenderão até o sábado, 29. Os atendimentos seguirão o mesmo padrão de horário que os aplicados nas demais regiões. A testagem acontecerá na Escola Municipal Santa Helena, Vila Paraíso e na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) — Parque Agropecuário. Em ambos os locais os atendimentos serão realizados nos modelos drive-thru e pedestre.

Poderão realizar o teste pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas da doença. A orientação é que aqueles que tiverem algum sintoma procurem uma unidade de saúde. O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, que são espécies de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.

Sarampo e gripe

Aproveitando o grande fluxo de pessoas nos locais de testagem, a SMS continuará realizando a vacinação contra sarampo e gripe — influenza — nas pessoas que apresentarem resultado negativo para a Covid-19.

Podem se vacinar contra sarampo quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. No caso da gripe, podem se vacinar pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.