Palestrante da Europa vem à Goiânia para evento internacional de nutrição esportiva

Pesquisador e mestre em Nutrição Humana e Qualidade dos Alimentos, Pedro Carrera Bastos, falará sobre inflamação crônica e importância da Vitamina D na saúde e no esporte

Palestrante Pedro Carrerar Bastos | Foto: Divulgação

Com as palestras “Vitamina D na saúde e no esporte; e Inflamação crônica e repercussões metabólicas” o pesquisador, mestre em Nutrição Humana e Qualidade dos Alimentos  e Pós-Graduado em Nutrição Clínica, Pedro Carrera Bastos, de Portugal, virá a Goiânia para o Seminário Internacional de Nutrição Esportiva (SINE) que acontece entre os dias 24 e 26 no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. As palestras de Pedro serão responsáveis pela abertura e fechamento do evento no sábado, dia 25.

De acordo com o pesquisador que adiantou um pouco sobre suas palestras, falar sobre a vitamina D nos dias de hoje é bastante importante para todas as pessoas, especialmente as que praticam esporte. “Quando nos expomos ao sol, mais especificamente à radiação ultravioleta B (UVB), nós sintetizamos na nossa pele a vitamina D, que depois irá para várias células de diferentes órgãos, sendo aí convertida em outras moléculas com maior atividade biológica, que terão um papel muito importante na regulação de vários genes e na afetação de várias funções celulares e na manutenção da nossa imunidade”, explica.

Pedro completa, ainda, que atualmente há um crescimento de pessoas com falta deste composto no organismo. “Algumas por medo do que o sol pode causar se a exposição for excessiva, e outros pela falta de tempo em permanecer em ambientes atingidos pela radiação UVB” diz, acrescentando que, segundo pesquisas recentes, idosos e pessoas com obesidade e sobrepeso poderão ser mais susceptíveis a apresentar deficiência de vitamina D. Em todos estes cenários poderá ser indicada a ingestão de vitamina D, por meio de suplementos.

No entanto, apesar da importância dada a este composto, o palestrante alerta que vários ensaios clínicos que testaram a suplementação com vitamina D tiveram resultados decepcionantes. Isto, segundo Pedro, poderá dever-se, por um lado, ao fato de outros nutrientes “como o magnésio” influenciarem a eficácia da vitamina D. E, por outro, poderá significar que a exposição ao sol permite a produção não só de vitamina D, mas também de muitos outros compostos, que poderão atuar em sinergia com a vitamina D, como já sugerem alguns estudos.

Sobre “Inflamação crônica e repercussões metabólicas”, Bastos traz um viés didático sobre o tema. Ele apresenta a inflamação como algo necessário para a sobrevivência, que “faz parte da resposta a infecções virais ou bacterianas e ativa os mecanismos de regeneração e reparação dos tecidos causados por trauma, lesões ou cirurgias. Mas quando a inflamação se torna crônica pode causar vários distúrbios hormonais e metabólicos e aumentar o risco de diversas doenças”, esclarece.

“Nesta palestra, falarei também sobre as várias causas ambientais (relacionadas com a dieta e estilo de vida) da inflamação crônica e de que forma se pode modular nutricionalmente a inflamação, graças a nutrientes e compostos bioativos dos alimentos”, diz o palestrante.

O pesquisador conclui que irá abordar o tema, explicando como um adequado estilo de vida e uma alimentação saudável podem ser a chave para o fim deste problema. “Sabemos que essas estratégias no dia a dia, como dormir melhor, gerenciar o estresse, comer melhor e se exercitar, podem prevenir ou até reverter a inflamação crônica”, arremata.

SINE

O Seminário Internacional de Nutrição Esportiva é o maior evento de nutrição esportiva do Brasil. Criado pelo CEO da BF Eventos, empresa responsável pelos maiores congressos na área de nutrição e medicina esportiva do país, Brunno Falcão, e realizado no Estado com o apoio do Personal Trainer, Maurício Junior, o SINE promete proporcionar uma imersão de aprendizado e networking para estudantes e profissionais da área, trazendo os melhores e mais atualizados temas e palestras.

Incluindo o pesquisador Pedro Carrera Bastos, serão 12 palestrantes ministrando, ao todo, cerca de 20 horas de conteúdos variados. “Decidimos trazer profissionais do Brasil inteiro e de fora do país também com a expectativa de fazer um evento diferente, com um formato inovador, tentando alcançar todos os assuntos do dia a dia. O SINE tem uma linguagem que soma a graduandos até experientes profissionais”, conta Maurício Junior.

Outros dos temas que serão abordados nas palestras são assuntos como “Nutrição esportiva na terceira idade”, “Manipulações de carboidratos para o emagrecimento: aplicações práticas”, “Gatilhos nutricionais e médicos para doenças auto-imunes”, “Manejo do peso em modalidades de combate/MMA: o elo entre a ciência e a prática”, entre outras.

A expectativa é de que o evento receba cerca de 400 pessoas. As inscrições podem ser feitas através do site, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.