Augusto Diniz
Augusto Diniz

Mundo dá adeus a uma das grandes referências da música pop de todos os tempos

Um dos maiores ícones da música pop de todos os tempos, Prince Rogers Nelson morreu aos 57 anos em Chanhassen, no estado de Minnesota, em decorrência de uma gripe

Foto: Reprodução

Prince morreu aos 57 anos, com uma carreira recheada de hits, sensualidade e premiações | Foto: Reprodução

Depois de noticiada a morte do cantor Prince pelo site TMZ nesta quinta-feira (21/4), a Associated Press confirmou o falecimento de um dos grande ícones da música pop na tarde de hoje. Aos 57 anos, Prince Rogers Nelson faleceu em Chanhassen, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, por complicações de uma gripe.

Natural de Minneapolis, também em Minnesota, o cantor já havia sido internado no dia 15 de abril para tratar uma gripe, mas se apresentou no dia seguinte para mostrar aos fãs que estava bem. A voz marcante na canção Purple Rain, o corpo de Prince foi encontrado em sua casa, como confirmou o agente do artista nesta quinta.

Músico e ator, Prince já havia cancelado algumas datas da turnê Piano and a Microphone após sua internação em 15 de abril por sintomas de desidratação e gripe. Após a ida ao hospital em Moline, no estado de Illinois, o cantor voltou para casa, em Chanhassen, onde gravava no estúdio Paisley Park, mesmo local em que o xerife do Condado de Carver atendeu a uma emergência nesta quinta-feira, que depois se confirmou como a morte de Prince.

Ao lado de Michael Jackson e Madonna nos anos 1980, Prince era um dos grande ícones da música pop mundial, principalmente no início do uso do videoclipe como identidade visual pelos artistas. Foram quase quatro décadas com capacidade de redefinir o pop, o rock, o R&B, o funk, o soul e é tratado pela revista Rolling Stone como um dos poucos músicos capazes de mexer em qualquer estilo musical imaginável.

Seu primeiro disco, For You, foi lançado em 1978. Com esse, foram 36 álbuns gravados e quatro filmes, nos quais Prince interpretou ele mesmo, os personagens Kid e Christopher Tracy. O músico dirigiu os filmes Under the Cherry Moon (1986), Sign “☮” the Times (1987) e Graffiti Bridge (1990). O cantor ainda foi dirigido por Albert Magnoli em 1984 em Purple Rain.

Com abuso de sensualidade e androginia, Prince tinha como marca vocal os falsetes. 1999 (1982), Purple Rain (1984) e Sign “☮” the Times (1987)  são discos que marcam um desafio ao ideias conservadores na música.

Em 2007, Prince fez o show do intervalo do Superbowl, a grande final do campeonato de futebol americano. Nessa apresentação, o cantor incluiu Purple Rain, 1999 e Let’s Go Crazy, além de músicas de outros artistas, como Proud Mary (Creedence Clearwater Revival), All Along The Watchtower (Bob Dylan). Veja um trecho:

Quatro dos discos de Prince lideraram a parada Billboard 200, além de ter recebido em 20 de seus álbuns premiações de venda como ouro e platina.

Em 2015, o artista mandou retirar todo seu catálogo de músicas das plataformas online de música, como Spotify e afins. Não é fácil encontrar os discos ou músicas de Prince na internet de forma autorizada (mas todo mundo sabe que nada é impossível na terra do download).

Prince recebeu um Grammy por Purple Rain em 1984, ano em que ganhou outro Grammy por ter escrito I Feel for You com Chaka Khan. O cantor ganhou um Oscar em 1985 por Purple Rain como Melhor Banda Sonora. No ano seguinte foi premiado com o Grammy pela música Kiss. Em 2004, aos música Musicology e Call My Name, do disco Musicology, também renderam duas premiações no Grammy a Prince.

Mais um Grammy veio em 2007 com Future Baby Mamma, do disco Planet Earth LP (2007), foram os muitos prêmios no MTV Music Video Awards e o Globo de Ouro por The Song of the Heart, que aparece na trilha sonora do filme Happy Feet.

Mas Prince também venceu o prêmio dado aos piores filmes e atuações, o Framboesa de Ouro, em 1986, por atuar em Under The Cherry Moon, que é considerado um fracasso. Artistas como Katy Perry e Madonna lamentaram a morte de Prince nas redes sociais. Com a morte de Prince, os discos do cantor já estão nas primeiras posições na AppleStore.

Ouça a um dos mais conhecidos clássicos do cantor, a canção Purple Rain:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.