MEC desmente acusações de Bolsonaro sobre distribuição de livro infantil que “ensina sexo”

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal acusa o governo de adotar o livro ‘Aparelho Sexual e Cia’ na lista de materiais didáticos da rede pública de ensino

Deputado Federal Jair Bolsonaro criticou a o livro Aparelho Sexual e Cia | Foto: Reprodução Cia das Letras e Wilson Dias/ Agência Brasil

Deputado Federal Jair Bolsonaro criticou a o livro Aparelho Sexual e Cia | Foto: Reprodução Cia das Letras e Wilson Dias/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta quarta-feira (13) uma nota de esclarecimento que desmente a adoção do livro “Aparelho Sexual e Cia”. A publicação afirma que o livro “não integra programas de distribuição de materiais didáticos para escolas públicas”.

A denúncia foi feita em um vídeo gravado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), publicado no último domingo (10/1) em sua página oficial no Facebook. Na gravação, o deputado afirma que o livro estaria incentivando crianças a se interessarem por sexo de maneira precoce e que a publicação seria disponibilizada em todas as bibliotecas de escolas públicas. Até a manhã desta quinta-feira (14/1), o vídeo já tinha sido compartilhado mais de 240 mil vezes.

Em meio a declarações homofóbicas, Bolsonaro mostra passagens do livro exalta a educação pública nos tempos da ditadura militar. “Não coloco minha filha em escola pública o curriculo escolar nao é mais aquele do meu tempo, nos anos 60 e 70. Aquele tempo tínhamos educação pública de qualidade”, afirmou.

LIVROS do PT ensinam SEXO para CRIANCINHAS nas ESCOLAS:- Para o PT brevemente a PEDOFILIA deixará de ser CRIME;- O…

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Domingo, 10 de janeiro de 2016

 

O MEC afirma que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, que é uma publicação da editora Cia das Letras. A empresa responsável pelo título informa, em seu catálogo, que a obra já vendeu 1,5 milhão de exemplares em todo o mundo, e foi publicada em 10 idiomas.

As informações equivocadas presentes no vídeo, inclusive, repetem questão que tinha sido esclarecida anos atrás. Em 2013, o Ministério da Educação já havia respondido oficialmente à imprensa que “a informação sobre a suposta recomendação é equivocada e que o livro não consta no Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE”.

O ministério também disse que a revista Nova Escola, edição 279, de fevereiro de 2015, que traz a matéria “Educação sexual: Precisamos falar sobre Romeo…”, uma reportagem sobre sexo, sexualidade e gênero, dirigida a professores, “não é uma publicação do MEC, e sim da Editora Abril”.

“O vídeo que apresenta as obras como sendo do MEC, em nenhum momento, comprova a vinculação do Ministério aos materiais citados, justamente porque essa vinculação não existe”, enfatiza a nota. (Com informações Portal Brasil)

34
Deixe um comentário

13 Comment threads
21 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
Bruno alysson

Claro, claro MEC. Como lula e dilma também nada sabem sobre a corrupção implícita de seu partido e todos seus cargos de confiança. Como também os incentivos de erika kokay e jean wylis da base governista são discrepantes ao pensamento do governo. Como também todos os enriquecimentos de familiares próximos da alta cúpula governametal a lá mega sena foi toda lícita. Claro que o MEC nada tem haver com isso. Cria vergonha na cara MEC , Ministerio da educação F.D.P. , destruindo as novas gerações.

Paulo Medina

Engraçado, só porque o vídeo teve repercussão nacional, o MEC vem desmentir, de dissimulação eu já estou cheio, o MEC sugere sim aos diretores e professores esse tipo de livro.

Piedoros

perae… se alguem fala algo que não é verdade, que tem repercução nacional, então NÃO DEVERIA DESMENTIR? fala sério né

e putz, o livro é indicado para pais, mães, professores e professoras… e ele é VENDIDO, não dado como o Bolsonaro fala… qual é o motivo do alarde?

acreditar em tudo que esse cara fala é furada…

Bolsovideos

Seu burro o livro era para ser distribuído nas escolas para crianças e não vendido

Alex

O que é “repercução”?

Claudemar Luciane Lorenzo

Não se enganem, mais um recebendo do governo para negar, mentir, tentar destruir quem vai contra o governo, senão seria imparcial…veja….”Em meio a declarações homofóbicas, Bolsonaro mostra passagens do livro exalta a educação pública nos tempos da ditadura militar”.

Lino reverso

Video Engraçado Pra Morrer de Rir

Anubis_Necromancer

O MEC em sua lista do PNLD não tem qualquer, repito, Não Qualquer Menção desse livro lá, e alista é de final do Setembro/Outubro de 2015. Além de que nem do ano anterior há qualquer coisa mencionando tal livro. O caso é que como o Bolsonaro é um cara que manipula bem as massas, faz de tudo para queimar o filme do atual governo para assim se eleger com facilidade em 2018, e isso qualquer politico faz. Além da culpa ser do povo que em momento algum, o questiona, vai atrás da verdade, pois como são como gado, acreditam nas… Leia mais

Paulo Baez

KKKKKK tu és uma galhofa!!!! Bolsonaro vem denunciando as cretinices do MEC ha tempos e ele está totalmente correto. O Sr. como toda essa corja de vagabundos da esquerda sempre na desonestidade! Quem é que manipula as massas??? O Sr.está de sacanagem! Apresento-lhe a Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, em Contagem, onde sua Diretora a petista Norma Nonata de Aquino informou que objetivo da escola, ao abordar temas de sexualidade, era trabalhar na orientação sexual e na prevenção da saúde a partir das dúvidas dos alunos e que Sexualidade é um tema transversal e faz parte do currículo.… Leia mais

Anubis_Necromancer

Amigo, você tem filhos? O que faria se um filho seu fosse amigo de um homossexual? Você deixaria ele continuar a amizade ou mandaria ele se afastar desse outro garoto? Enfim, sei que não deve ter nada haver com o assunto. Mas pense comigo: Na vida atual, com a carga de erotização/sensualização a qual vivemos, e não me refiro ao funk apenas, mas filmes estrangeiros se series como Glee e filmes do tipo Velozes e Furiosos, acha mesmo que seu filho não vai perguntar sobre o que é aquilo? E como muitos pais, não estou dizendo de você, já que… Leia mais

Renato

então vc está assumindo que existiu os livros:}!!
haha E ainda falando do seu lado parcial contra o bolsonaro tua palavra não vale mais nada para defender esse livreto

Epaminondas

Você sugere ser problema uma criança ser amigo de um homossexual?

Titio Epaminondas vai te ensinar uma lição: Homossexual é quem se relaciona sexualmente com alguém do mesmo sexo; Não é contra lei.

O que é diferente de quem se relaciona sexualmente com crianças, que são pedófilos. Isto sim é contra lei.

Vejamos se você fixou a lição: Você preferiria seu filho amigo de um homossexual ou de um padre?

Anubis_Necromancer

Não estou dizendo que há problema em ser homossexual. Estou dizendo que muitos pais mandam seus filhos se afastarem de amigos homossexuais, por acharam que eles irão contamina-los. esse pensamento é retrogrado e ofensivo. Bolsonaro nada mais faz do que incentivar esse tipo de atitude. Ou mesmo se apessoa tiver um filho homossexual “dá umas porradas para ele virar homem”. O caso é que já trabalhei com menores de rua, que por serem assumidos, foram expulsos de casa ou sofriam violência devido a isso. E a cartilha a qual ele se refere pejorativamente como kit-gay, nada mais é do que… Leia mais

Nnnnn

Querido… sou amiga dos homossexuais se assim eles forem tbm comigo… trabalho em salao e lhe dou c isso todos os dias.. porem amo o pecador mas abomino o pecado que a biblia que e o manual do ser humano escrito toda a vontade de Deus para conosco e bem clara !!! E independente de qq coisa tbm nao quero este futuro pros meus filhos… cada um da a edicacao q quer pros filhos entao neste caso estao nos obrigando a ensinar coisas q nao queremos pros nossos filhos agr!!!! Edai??? Qual o problema????

Epaminondas

“a biblia que e o manual do ser humano escrito toda a vontade de Deus para conosco e bem clara!!!” Não tão clara assim. Afinal, lá na primeira página, o homem é criado duas vezes (Gênesis 1:26 e Gênesis 2:7). Pessoal adora dizer que a Bíblia é alguma espécie de manual da vida, mas eu penso que ou as pessoas nunca a leram ou se leram, não entenderam. Por exemplo, filhas embebedando o pai para que ele as engravidasse (Gênesis 19:30). E Deus apostando? O Diabo dá a entender que Jó só é um servo fiel porque é prospero e… Leia mais

isaaccentenario

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10519 <- Site do MEC, querendo sexualizar as crianças.

Marta Suplicy falando sobre cartilhas sexuais em escolas, inclusive que ELA MESMA tomou conhecimento.

Epaminondas

Marta Suplicy é sexóloga. Quer dizer, era antes de virar petista em tempo integral.

Vocês tem a expectativa de uma sexóloga que queira manter as pessoas na penumbra da ignorância sobre o assunto em questão?

ANTONIO

O CHORO É LIVRE, O LULA NÃO! kkkkkkkkkkkkkkk

César Dsto

Bolsonaro para presidente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Epaminondas

Cada eleição com seu paspalho. Depois de Eneas e Eduardo Jorge, precisamos de um novo herdeiro desta corrente de candidatos!

Fábio Andrei Mrus Bello

Aqui tem um link com todas as fontes mostrando que o que Bolsonaro disse é verdade, confiram!
https://www.facebook.com/MovimentoJuntospeloBrasil/photos/a.871421749614920.1073741828.871404682949960/923189477771480/?type=3&theater

isaaccentenario

Será q ele está mentindo msm?
Sexualização das crianças
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10519

Marta Suplicy falando sobre cartilhas sexuais em escolas, inclusive que ELA MESMA tomou conhecimento.

Epaminondas

Seu primeiro link deu numa página 404, inexistente.

Quer dizer que não se pode ter educação sexual? Engraçado, sempre martelam que educação é solução de todos os problemas, por que especificamente no campo sexual, as pessoas devem ser mantidas na ignorância?

Medo que as pessoas se interessem por sexo? Olha, lamento, mas já temos isto nos genes. Quando dá a hora, a curiosidade acontece. Então você prefere que seu filho ou filha esteja por dentro das consequências do ato ou que estejam no breu da ignorância?

Maria Souza

entao, vc chama de educação sexual, que tua filha de 10 anos, fosse super estimulada, ao lado de meninos da mesma idade a enfiar o dedo no buraco do livro, na sala de aula, e ler que adultos, gostam tanto que pedem mais , mais , mais, a indicaçao ao Kama Sutra??
Vc acha que é assim, no colegio, que ela deve aprender a ser “descolada”
Puxa….
Paizao …
http://www.ufpb.br/escolasplurais/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=162&category_id=1&option=com_virtuemart&Itemid=54

Epaminondas

Você ainda está confundido educação sexual com estímulo sexual. Ninguém vai estimular crianças de 10 anos a praticar sexo dentro da escola.

Nesta idade, a pedagogia se encarrega de indicar qual conhecimento é ideal para mediar sobre o assunto.

O livro do buraco, como está mais do que provado, não é recomendação do MEC. O paspalho do Bolsonaro está fazendo alarde para arrecadar capital político em cima da indignação das pessoas. O medo de ter um filho exposto precocemente à sexualização, fizeram as pessoas aceitar o que o paspalho está dizendo.

Epaminondas

Bolsonaro é um cretino: Sujeito é deputado e vem dizer que não coloca a princezinha dele em escola pública por causa do conteúdo. Ahã, nunca foi por que o modelo de educação público está falido. O modelo, escrevi. NÃO a verba pública, que só engorda. Em sua cretinice, Bolsonaro elogia a escola de seu tempo. Como se escolas e faculdades não fossem antros de esquerda deste tempos imemoriais. O MEC se defendeu, dizendo que não recomendou o livro. Não duvido nada, Bolsonaro mostra o livro, não a lista do MEC. E mostra uma publicação de uma editora particular, voltada a… Leia mais

Maria Souza

ha sim,…
Acho que vc deve ser assexuado, para achar que da para comparar interesse sexual com ergonometria, ou sei la o quê….
Pensa bem….Vc deve ter sido pelo menos, criança um dia…

Epaminondas

Trigonometria, eu disse. E eu acho geometria uma coisa bela, uma estética profundamente interessante. Que a escola matou para mim, com aulas de professores desinteressados, reclamando dos seus salários e da falta de respeito com sua profissão, e a única motivação que passaram aos seus alunos foi o famigerado “estudem porque vai cair na prova”. Agora me diga se professores seriam mais motivadores a ensinar crianças a se sexualizar precocemente, recebendo o mesmo salário que vivem reclamando? Se vão, olha, então a questão toda é investigar os professores… Se você tem este medo, então parabéns: Você nunca deveria confiar em… Leia mais

Maria Souza

acho que isso basta para mostrar que Bolsonaro nao está mentindo.
Ate porque, ele nao se queimaria com uma bobagem dessas, se isso fosse assim, tao facil de desmentir… Acho que estao achando que ele é o Lula….
http://www.ufpb.br/escolasplurais/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=162&category_id=1&option=com_virtuemart&Itemid=54

Paulo

Engraçado o moralista cristão bonzinho do bem que defende fuzilamentos e torturas inventando mentiras pra ser eleito com base na irracionalidade e no pânico. Nada de novo na terra de Banânia.

ANTONIO

O fato é que o essa educação precoce não deve acontecer para crianças, aliás, não só educação LGBT, como também as criaças deveriam receber educação física, e não de jogos eletrônicos, onde só desenvolvem os dedos, emuitos atrofiam a mente com essa linguagem hipócrita da esquerda. O LIVRO SOBRE LIBERDADE SEXUAL NÃO PODE ESTAR AO ALCANCE DE QUEM AINDA NEM APRENDERAM A LER DIREITO, MUITO MENOS A INTERPRETAR O QUE LEU.
Eu, ATEU, SOU TOTALMENTE CONTRA ESSA SACANAGEM COM AS NOSSAS CRIANÇAS, PORTANTO, NÃO SÃO SÓ OS EVANGÉLICOS/CATÓLICOS QUE SÃO CONTRA ESSA ABERRAÇÃO.

Marcelo Martinelli

Primeiro o MEC libera, depois diz que é mentira…. Bem a cara da esquerda.