MEC desmente acusações de Bolsonaro sobre distribuição de livro infantil que “ensina sexo”

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal acusa o governo de adotar o livro ‘Aparelho Sexual e Cia’ na lista de materiais didáticos da rede pública de ensino

Deputado Federal Jair Bolsonaro criticou a o livro Aparelho Sexual e Cia | Foto: Reprodução Cia das Letras e Wilson Dias/ Agência Brasil

Deputado Federal Jair Bolsonaro criticou a o livro Aparelho Sexual e Cia | Foto: Reprodução Cia das Letras e Wilson Dias/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta quarta-feira (13) uma nota de esclarecimento que desmente a adoção do livro “Aparelho Sexual e Cia”. A publicação afirma que o livro “não integra programas de distribuição de materiais didáticos para escolas públicas”.

A denúncia foi feita em um vídeo gravado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), publicado no último domingo (10/1) em sua página oficial no Facebook. Na gravação, o deputado afirma que o livro estaria incentivando crianças a se interessarem por sexo de maneira precoce e que a publicação seria disponibilizada em todas as bibliotecas de escolas públicas. Até a manhã desta quinta-feira (14/1), o vídeo já tinha sido compartilhado mais de 240 mil vezes.

Em meio a declarações homofóbicas, Bolsonaro mostra passagens do livro exalta a educação pública nos tempos da ditadura militar. “Não coloco minha filha em escola pública o curriculo escolar nao é mais aquele do meu tempo, nos anos 60 e 70. Aquele tempo tínhamos educação pública de qualidade”, afirmou.

LIVROS do PT ensinam SEXO para CRIANCINHAS nas ESCOLAS:- Para o PT brevemente a PEDOFILIA deixará de ser CRIME;- O…

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Domingo, 10 de janeiro de 2016

 

O MEC afirma que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, que é uma publicação da editora Cia das Letras. A empresa responsável pelo título informa, em seu catálogo, que a obra já vendeu 1,5 milhão de exemplares em todo o mundo, e foi publicada em 10 idiomas.

As informações equivocadas presentes no vídeo, inclusive, repetem questão que tinha sido esclarecida anos atrás. Em 2013, o Ministério da Educação já havia respondido oficialmente à imprensa que “a informação sobre a suposta recomendação é equivocada e que o livro não consta no Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE”.

O ministério também disse que a revista Nova Escola, edição 279, de fevereiro de 2015, que traz a matéria “Educação sexual: Precisamos falar sobre Romeo…”, uma reportagem sobre sexo, sexualidade e gênero, dirigida a professores, “não é uma publicação do MEC, e sim da Editora Abril”.

“O vídeo que apresenta as obras como sendo do MEC, em nenhum momento, comprova a vinculação do Ministério aos materiais citados, justamente porque essa vinculação não existe”, enfatiza a nota. (Com informações Portal Brasil)

34 respostas para “MEC desmente acusações de Bolsonaro sobre distribuição de livro infantil que “ensina sexo””

  1. Avatar Bruno alysson disse:

    Claro, claro MEC. Como lula e dilma também nada sabem sobre a corrupção implícita de seu partido e todos seus cargos de confiança. Como também os incentivos de erika kokay e jean wylis da base governista são discrepantes ao pensamento do governo. Como também todos os enriquecimentos de familiares próximos da alta cúpula governametal a lá mega sena foi toda lícita. Claro que o MEC nada tem haver com isso. Cria vergonha na cara MEC , Ministerio da educação F.D.P. , destruindo as novas gerações.

  2. Avatar Paulo Medina disse:

    Engraçado, só porque o vídeo teve repercussão nacional, o MEC vem desmentir, de dissimulação eu já estou cheio, o MEC sugere sim aos diretores e professores esse tipo de livro.

  3. Avatar Claudemar Luciane Lorenzo disse:

    Não se enganem, mais um recebendo do governo para negar, mentir, tentar destruir quem vai contra o governo, senão seria imparcial…veja….”Em meio a declarações homofóbicas, Bolsonaro mostra passagens do livro exalta a educação pública nos tempos da ditadura militar”.

  4. Avatar Lino reverso disse:

    Video Engraçado Pra Morrer de Rir

  5. Avatar Anubis_Necromancer disse:

    O MEC em sua lista do PNLD não tem qualquer, repito, Não Qualquer Menção desse livro lá, e alista é de final do Setembro/Outubro de 2015. Além de que nem do ano anterior há qualquer coisa mencionando tal livro.
    O caso é que como o Bolsonaro é um cara que manipula bem as massas, faz de tudo para queimar o filme do atual governo para assim se eleger com facilidade em 2018, e isso qualquer politico faz.
    Além da culpa ser do povo que em momento algum, o questiona, vai atrás da verdade, pois como são como gado, acreditam nas palavras dele.
    O que pode ter acontecido como na minha época (1994-2000), é que os livros como estavam encalhados em alguma livraria ou em casa de terceiros, foram doados a escola.
    Ele viu e achou como sempre, que o PT/MEC estava dando as escolas, e dai sem pesquisar também, já que ele é truculento, ou querendo pagar de “bom moço” fez o tal video.
    Alias, n]ão é a primeira vez na qual ele tenta um flagrante, todos devem lembrar do video que ele fez no avião criando a tal da “Heterofobia” sendo que, de acordo com as normas da aviação, não se deve entrar com nenhum celular ou aparelho eletronico ligado antes do voo.

    • Avatar Paulo Baez disse:

      KKKKKK tu és uma galhofa!!!! Bolsonaro vem denunciando as cretinices do MEC ha tempos e ele está totalmente correto. O Sr. como toda essa corja de vagabundos da esquerda sempre na desonestidade! Quem é que manipula as massas??? O Sr.está de sacanagem! Apresento-lhe a Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, em Contagem, onde sua Diretora a petista Norma Nonata de Aquino informou que objetivo
      da escola, ao abordar temas de sexualidade, era trabalhar na orientação sexual e na prevenção da saúde a partir das dúvidas dos alunos e que Sexualidade é um tema transversal e faz parte do currículo.
      Segundo a Diretora o levantamento da temática é feito em livros orientados pelo Ministério da Educação (MEC), tanto científicos como
      didáticos.
      Entre as publicações utilizadas pelo corpo pedagógico dessa
      escola está o livro “Mamãe, Como Eu Nasci?”. O livro aborda o
      sexo sem disfarce e é farto em ilustrações, inclusive com cenas de masturbação.
      Essa cartilha foi adotada inclusive pelas ESCOLAS PÚBLICAS do Recife e é pelo MEC.
      Na boa, na ótica do petista, desonestidade não tem limites!
      Bolsonaro, lamentavelmente você é politicamente incorreto!
      Voce está errado e não poderia nunca ter acusado o MEC de adotar o livro ‘Aparelho Sexual e Cia’ pois ele não é adotado pelo MEC!

      • Avatar Anubis_Necromancer disse:

        Amigo, você tem filhos?
        O que faria se um filho seu fosse amigo de um homossexual?
        Você deixaria ele continuar a amizade ou mandaria ele se afastar desse outro garoto?
        Enfim, sei que não deve ter nada haver com o assunto. Mas pense comigo:
        Na vida atual, com a carga de erotização/sensualização a qual vivemos, e não me refiro ao funk apenas, mas filmes estrangeiros se series como Glee e filmes do tipo Velozes e Furiosos, acha mesmo que seu filho não vai perguntar sobre o que é aquilo?
        E como muitos pais, não estou dizendo de você, já que como “Cara de direita que está lá defendendo a moral de bons costumes da esquerda vermelha opressora que desvirtua tudo que toca”, deixam de viver para os filhos e trabalhar a cada hora por dia, para lhes dar o que comer, vestir e usar.
        Acha mesmo que em algum momento, eles não verão e perguntaram sobre isso?
        Além do que se eles não aprenderem isso de você ou da escola, já que muitos pais simplesmente jogam os filhos lá e esperam que ela os eduque em tudo, vão aprender de onde?
        Da internet claro é como sem orientação, irão aprender da maneira errada.
        Mas você dirá “mas não são meus filhos”, claro que não, mas será o amigo do seu filho, ou mesmo o namorado de sua filha, e como é melhor eles aprenderem da maneira correta, seja por mim ou pela escola e não da maneira errada como acontece por ai.

        E antes de chamar alguém de “esquerdista/petista/vagabundo”, saiba que eu sou de direita e trabalho duro para ter o meu sustento.
        mas isso é normal, de pessoas que apoiam o Bolosnaro, afinal se você não é a favor das ideias de extrema-direita dele, é esquerdista.

        Enfim, espero que tenha sanado essa sua raiva e não caia mais nas conversas dele.
        Boa tarde.

      • Avatar Renato disse:

        então vc está assumindo que existiu os livros:}!!
        haha E ainda falando do seu lado parcial contra o bolsonaro tua palavra não vale mais nada para defender esse livreto

      • Avatar Epaminondas disse:

        Você sugere ser problema uma criança ser amigo de um homossexual?

        Titio Epaminondas vai te ensinar uma lição: Homossexual é quem se relaciona sexualmente com alguém do mesmo sexo; Não é contra lei.

        O que é diferente de quem se relaciona sexualmente com crianças, que são pedófilos. Isto sim é contra lei.

        Vejamos se você fixou a lição: Você preferiria seu filho amigo de um homossexual ou de um padre?

      • Avatar Anubis_Necromancer disse:

        Não estou dizendo que há problema em ser homossexual.
        Estou dizendo que muitos pais mandam seus filhos se afastarem de amigos homossexuais, por acharam que eles irão contamina-los.
        esse pensamento é retrogrado e ofensivo.
        Bolsonaro nada mais faz do que incentivar esse tipo de atitude. Ou mesmo se apessoa tiver um filho homossexual “dá umas porradas para ele virar homem”.
        O caso é que já trabalhei com menores de rua, que por serem assumidos, foram expulsos de casa ou sofriam violência devido a isso.
        E a cartilha a qual ele se refere pejorativamente como kit-gay, nada mais é do que u material que tenta promover a cidadania do homossexual na sociedade sem ter medo de sofrer qualquer tipo de agressão ou violência.
        Afinal, gays e transexuais vivem da prostituição, porque muitas pessoas sequer aceitariam elas num ambiente de trabalho “comum”. Por isso eles enxergam na prostituição um modo de vida. Ok, há aqueles que mudam de vida, mas estes são poucos se for comparar com o resto.
        E o que esta pessoa apenas faz, é difundir mentiras e ódio, que muitos que não aceitam as mudanças do tempo, também pregam isso.
        Por essa e por outras, ele sequer poderia ser eleito presidente, ou mesmo estar na politica.

      • Avatar Nnnnn disse:

        Querido… sou amiga dos homossexuais se assim eles forem tbm comigo… trabalho em salao e lhe dou c isso todos os dias.. porem amo o pecador mas abomino o pecado que a biblia que e o manual do ser humano escrito toda a vontade de Deus para conosco e bem clara !!! E independente de qq coisa tbm nao quero este futuro pros meus filhos… cada um da a edicacao q quer pros filhos entao neste caso estao nos obrigando a ensinar coisas q nao queremos pros nossos filhos agr!!!! Edai??? Qual o problema????

      • Avatar Epaminondas disse:

        “a biblia que e o manual do ser humano escrito toda a vontade de Deus para conosco e bem clara!!!”

        Não tão clara assim. Afinal, lá na primeira página, o homem é criado duas vezes (Gênesis 1:26 e Gênesis 2:7). Pessoal adora dizer que a Bíblia é alguma espécie de manual da vida, mas eu penso que ou as pessoas nunca a leram ou se leram, não entenderam.

        Por exemplo, filhas embebedando o pai para que ele as engravidasse (Gênesis 19:30). E Deus apostando? O Diabo dá a entender que Jó só é um servo fiel porque é prospero e Deus, para provar, faz ele comer o pão que o ex-funcionário de Deus amassou. No processo, inclusive, Deus queima todo seu gado. E servos. Por uma aposta. Tá lá no livro de Jó.

        Êxodus (21:20) demonstra como você deve ter escravos. Se você desce o cacete no escravo, tem que ser castigado. Mas se ele sobreviver por dois dias… Daí não tem problema algum.

        E Jesus? Mateus 10:34, ele diz que veio trazer paz, mas a espada. Alguns versículos adiante, ele diz que se alguém ama mais ao pais ou aos filhos do que ao próprio Jesus, tá lascado.

        Como vê, o “manual do homem” é bastante rico em passagens que se fossem praticadas hoje, você terminaria no xilindró. É uma enorme sorte que as pessoas que pregam que vivem pela Bíblia são uns demagogos.

      • Avatar isaaccentenario disse:

        http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10519 <- Site do MEC, querendo sexualizar as crianças.

        https://www.youtube.com/watch?v=Tdd-xr4S50I

        Marta Suplicy falando sobre cartilhas sexuais em escolas, inclusive que ELA MESMA tomou conhecimento.

      • Avatar Epaminondas disse:

        Marta Suplicy é sexóloga. Quer dizer, era antes de virar petista em tempo integral.

        Vocês tem a expectativa de uma sexóloga que queira manter as pessoas na penumbra da ignorância sobre o assunto em questão?

    • Avatar ANTONIO disse:

      O CHORO É LIVRE, O LULA NÃO! kkkkkkkkkkkkkkk

  6. Avatar César Dsto disse:

    Bolsonaro para presidente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Avatar Fábio Andrei Mrus Bello disse:

    Aqui tem um link com todas as fontes mostrando que o que Bolsonaro disse é verdade, confiram!
    https://www.facebook.com/MovimentoJuntospeloBrasil/photos/a.871421749614920.1073741828.871404682949960/923189477771480/?type=3&theater

  8. Avatar isaaccentenario disse:

    Será q ele está mentindo msm?
    Sexualização das crianças
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10519
    https://www.youtube.com/watch?v=Tdd-xr4S50I
    Marta Suplicy falando sobre cartilhas sexuais em escolas, inclusive que ELA MESMA tomou conhecimento.

  9. Avatar Epaminondas disse:

    Bolsonaro é um cretino: Sujeito é deputado e vem dizer que não coloca a princezinha dele em escola pública por causa do conteúdo. Ahã, nunca foi por que o modelo de educação público está falido. O modelo, escrevi. NÃO a verba pública, que só engorda.

    Em sua cretinice, Bolsonaro elogia a escola de seu tempo. Como se escolas e faculdades não fossem antros de esquerda deste tempos imemoriais.

    O MEC se defendeu, dizendo que não recomendou o livro. Não duvido nada, Bolsonaro mostra o livro, não a lista do MEC. E mostra uma publicação de uma editora particular, voltada a docentes, dando a entender que o conteúdo é voltado para alunos. Mistura alhos com bugalhos, mas gente que acredita no Bolsonaro, já de cara, demonstra uma deficiência crítica.

    Mas vamos dar o benefício da dúvida para o alarmismo do Bolsonaro e achar que escolas estão homoerotizando as crianças. Sabe qual o índice delas que vão virar homossexuais ou se erotizar? A mesma taxa das que sai da escola sabendo trigonometria.

    Nada melhor do que a abordagem da escola para estragar qualquer coisa interessante que um tema pode ter.

    • Avatar Maria Souza disse:

      ha sim,…
      Acho que vc deve ser assexuado, para achar que da para comparar interesse sexual com ergonometria, ou sei la o quê….
      Pensa bem….Vc deve ter sido pelo menos, criança um dia…

      • Avatar Epaminondas disse:

        Trigonometria, eu disse. E eu acho geometria uma coisa bela, uma estética profundamente interessante. Que a escola matou para mim, com aulas de professores desinteressados, reclamando dos seus salários e da falta de respeito com sua profissão, e a única motivação que passaram aos seus alunos foi o famigerado “estudem porque vai cair na prova”.

        Agora me diga se professores seriam mais motivadores a ensinar crianças a se sexualizar precocemente, recebendo o mesmo salário que vivem reclamando? Se vão, olha, então a questão toda é investigar os professores… Se você tem este medo, então parabéns: Você nunca deveria confiar em professores para mediar o mundo aos seus filhos.

        Mas isto tira a resposabilidade de terceiros e pais ficariam encarregados da educação de seus filhos. Mas que absurdo, não?

        Quando criança, nunca fui estimulado a me sexualizar cedo demais. Mas lembro de professores me dizendo que o capitalismo encontrariam um fim em si mesmo e o socialismo, seria o futuro da sociedade. Acho que dano por dano…

  10. Avatar Maria Souza disse:

    acho que isso basta para mostrar que Bolsonaro nao está mentindo.
    Ate porque, ele nao se queimaria com uma bobagem dessas, se isso fosse assim, tao facil de desmentir… Acho que estao achando que ele é o Lula….
    http://www.ufpb.br/escolasplurais/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=162&category_id=1&option=com_virtuemart&Itemid=54

  11. Avatar Paulo disse:

    Engraçado o moralista cristão bonzinho do bem que defende fuzilamentos e torturas inventando mentiras pra ser eleito com base na irracionalidade e no pânico. Nada de novo na terra de Banânia.

  12. Avatar ANTONIO disse:

    O fato é que o essa educação precoce não deve acontecer para crianças, aliás, não só educação LGBT, como também as criaças deveriam receber educação física, e não de jogos eletrônicos, onde só desenvolvem os dedos, emuitos atrofiam a mente com essa linguagem hipócrita da esquerda. O LIVRO SOBRE LIBERDADE SEXUAL NÃO PODE ESTAR AO ALCANCE DE QUEM AINDA NEM APRENDERAM A LER DIREITO, MUITO MENOS A INTERPRETAR O QUE LEU.
    Eu, ATEU, SOU TOTALMENTE CONTRA ESSA SACANAGEM COM AS NOSSAS CRIANÇAS, PORTANTO, NÃO SÃO SÓ OS EVANGÉLICOS/CATÓLICOS QUE SÃO CONTRA ESSA ABERRAÇÃO.

  13. Avatar Marcelo Martinelli disse:

    Primeiro o MEC libera, depois diz que é mentira…. Bem a cara da esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.