Jejum intermitente: especialista dá dicas essenciais para praticar (ou não) a dieta

Endocrinologista explicou ao Jornal Opção os riscos e benefícios da dieta que tem se popularizado cada dia mais

O jejum intermitente tem sido uma prática muito utilizada para perder peso, muito divulgada por famosos e até por especialistas de saúde. Nesse método, a pessoa come apenas quando sente fome e, por isso, o jejum pode variar entre oito, dez, 12 ou mais horas. Mas será que a prática dá resultado? Quais os prós e contras?

Endocrinologista Leandra Negretto | Foto: Divulgação

Em entrevista ao Jornal Opção, a endocrinologista Leandra Negretto disse que “o jejum intermitente é mais uma estratégia dietética dentro do escopo atual de dietas emagrecedoras”. Ele é indicado para pessoas que conseguem permanecer muitas horas sem ingerir alimentos ou ingerindo pouquíssima quantidade de comida, desde que não haja contraindicações.

“O jejum intermitente parece ser uma abordagem dietética promissora para aqueles que visam o emagrecimento e a melhora metabólica e que toleram, com segurança, permanecer longos intervalos de tempo sem se alimentar, ou comendo pouquíssimo. Se comprovados os efeitos atualmente em estudo, o Jejum Intermitente se tornará ferramenta de grande valia na prática clinica e na saúde pública”, adianta.

Segundo ela, como ainda se tem poucos dados de pesquisa sobre esse tipo de dieta, não se pode dizer especificamente quem pode ou não praticá-la, mas uma coisa é certa: para pacientes com alto risco de hipoglicemia (como os diabéticos usuários de insulina, por exemplo) o jejum intermitente é muito arriscado.

Benefícios e riscos

Os benefícios, segundo os maiores estudos da área, podem aparecer sim, como a melhora no perfil das gorduras que circulam no sangue, dentre elas o colesterol e os triglicérides. “Aparentemente quase todos os regimes de jejum intermitente podem resultar em perda de peso, assim como dietas convencionais com diminuição da ingestão de calorias”, acrescentou.

Além disso, estudos que já foram feitos com roedores e mamíferos noturnos mostram “que o jejum é capaz de melhorar vários aspectos metabólicos, provocando diminuição da glicose, das gorduras no sangue (dentre elas o colesterol), de fatores inflamatórios e da insulina, reduzindo assim os riscos de obesidade e de doenças relacionadas à obesidade, tais como a doença gordurosa do fígado, diabetes e câncer”. “Porém os dados em humanos ainda são limitados”, ponderou.

Outro alerta que a médica faz é com relação à individualidade de cada paciente. “Muitos pacientes têm dúvidas sobre a melhor dieta a ser seguida, esquecendo-se, porém, das peculiaridades de cada um no que tange ao objetivo a ser alcançado, rotina de vida, gostos e preferências alimentares, hábitos culturais e personalidade de cada um. Jejum intermitente não é para todo mundo. A pessoa tem que ser capaz de se privar totalmente de alimento por um intervalo de tempo ou conseguir comer muito pouco durante muitas horas”, indicou.

E é preciso tomar cuidado, já que “o regime de jejum em dias alternados pode causar fome intensa durante a realização do jejum propriamente dito, o que o torna de difícil execução, diminuindo a adesão à dieta”. “Apesar disso, esse esquema de jejum é um dos mais efetivos para perda de peso”, disse ela.

Para quem está com dúvidas sobre começar ou não o jejum intermitente, em geral, as evidências sugerem que a prática não é prejudicial fisicamente ou mentalmente, seja em pessoas com peso normal, seja naquelas com excesso de peso ou mesmo obesidade.

Rotina

Com empenho e dedicação, qualquer pessoa é capaz de adequar sua rotina à dieta. Segundo a especialista, isso é conseguido de forma mais eficaz com o auxílio de um(a) nutricionista, que é o(a) profissional mais indicado(a) para a preparação de uma dieta nesses moldes, levando-se em conta cada paciente.

Para quem quer tentar o jejum intermitente, Leandra sempre diz o seguinte: “Talvez ele vá se adaptar e ter muitos benefícios, mas talvez não”. “O jejum intermitente é mais uma modalidade de dieta, como tantas outras, em que algumas pessoas vão se adaptar e outras não”, afirma.

Alternativas

Segunda a especialista, a alimentação de 3 em 3 horas foi quase uma ditadura por muito tempo, porém sem tanto respaldo científico. “Vários estudos já contradiziam essa estratégia. Porém, a depender do objetivo da pessoa, ela é sim muito oportuna. Para aqueles que querem ganhar massa muscular, por exemplo, alimentar-se em curtos intervalos de tempo geralmente é muito eficiente. Lembrando que não basta alimentar-se nos horários certos, se a composição dos alimentos estiver errada”, explicou.

Além disso, é importante lembrar que a dieta consiste em cerca de 70% do sucesso do emagrecimento; os outros 30% estão a cargo da atividade física, do sono restaurador, entre outros fatores, portanto, a chave do emagrecimento é encontrar uma estratégia dietética condizente com as peculiaridades de cada indivíduo. “Na minha prática clínica procuro buscar, em conjunto com cada paciente, justamente qual estratégia em que seremos mais bem-sucedidos. Uma dica simples e fácil de seguir é: comer mais alimentos naturais e coloridos e menos alimentos industrializados. Quase como nossas sábias avós já nos aconselhavam”, finalizou a endocrinologista.

13 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Valéria Pinto

Eu acho que o jejum é bom para o corpo. Minha mãe tem 86 anos e ela se alimenta apenas 2 vezes ao dia. Toma café preto com um pedaço de pão ou bolo e almoça às 16,17 ou 18 horas. Come pouquissima fruta, praticamente só laranja. Toma vinho todos os dias, faz musculação pesada 3 vezes na semana. Caminha 1 hora na esteira e 40 minutos de bicicleta ergométrica. Nunca na vida foi internada e não toma nenhum remédio. Enfim, só come o suficiente pra viver e dorme bem. Acho que todos os regimes, virou modismo. Devemos comer só… Leia mais

Patricia vargas

Preciso de ajuda como que começo com este jejum?
Quantas horas devo ficar sem comer ?

Vana

Procura no YouTube por Dr Juliano Pimentel, ele tem vários vídeos explicando o jejum intermitente.

Leidiana

Vc pode jantar as 18 hrs e ficar ate as 10 hrs do outto fia sem comer nada mas pode bebe agua e cha sem açucar se possivel mas levanta cedo e faz suas rotinas normal p ir gastando energia

Cláudia

Patrícia eu fiz o jejum de 24 horas,tipo eu só almoçava durante meu almoço comia de tudo, mais deixei de comer açúcar,bebidas alcoólicas,massas brancas.
Durante 2 meses perdi 15 kilos hoje super indico…

Coach Wesley lobinho

Primeiro você tem que saber de si próprio, se é capaz de ficar altas horas sem se Alimentar, vê se não tem problemas de hipoglicemia, diabetes ou o uso de insulina. Se tiver nos conformes eu indicaria vc começar a fazer um jejum de 8 a 10 hora, iniciando no período noturno, com o passar do tempo você vai se adaptando e vai aumentando as horas de jejum. Vale lembrar também saber qual seu objetivo, se é emagrecimento, definição ou hipertrofia. Pois o tipo de alimentação deverá ser de acordo com o seu objetivo. Seria indicado você procurar auxílio de… Leia mais

Edilza

Olha eu já faço a cinco mês ,tava com 108 kilos agora estou com 89 eu sentia dores nos pés 24 horas agora não sinto mais ,graças a Deus desde que congeci o jejum intermitente .procure no yutube vídeos do dr.Juliano Pimentel .

Emerson

O protocolo mais usado eh o de 16 horas… jantando as 20 horas e somente voltando a comer ao meio dia.

Luzia

Olha eu paro de comer as 21.00 e vou até às 13.00 horas das 13.00 as 21.00 eu como saladas verduras arroz integral e faço exercício físico todo dia em 03 meses perdi 8 kilos e isso

Sandriza

A necessidade de avaliar se hipo ou hiper tireoide pois longos períodos em jejum , pode levar a irritabilidade e a nódulos de tireoide.
O importante não é quando coner e sim o que comer e as porções.

Solange

Estou fazendo o jejum a 20 dias já emagreci 5 ki los estou me sentindo com mais energia e animo para trabalhar. No começo é difícil mas depois de três dias você vai acostumando a comer menos dentro das 8hs o estômago não aceita muitos alimentos..

Clarice Montalvão

Oi tudo bom? Como você começou seu jejum?

Eduardo

Fiz o jejum, porém seguido por duas semanas. Baixei de 90.5 para 84 kg. Agora só estou mantendo o peso. Não alterei em nada minha refeição. Só diminui a quantidade e estabeleci um horário. Almoço às 12:00, janta às 19:00. Nos intervalos apenas água e café sem açúcar. Parece difícil, mas me adaptei muito bem. Melhorou meu sono, concentração no serviço, disposição para o trabalho e na prática de esportes. Não estou fazendo mais o jejum pq perdi o peso que queria. Só mantive a última receção a noite. Depois das 19, só como no café da manhã.

Edson

Lembrando que jejum intermitente nao e uma dieta ela e simplismente jejum…

Edilza

Sim ,não uma dieta mas um estilo de vida

ELYAINE GOMES

Eu faço jejum intermitente a 5 meses já perdi 12 kl e aprendi a me controlar em relação a comer em excesso. Fiz a dieta low carb junto e estou super satisfeita.

Qualquer um

Parei na parte que chamou jejum intermitente de DIETA

Clebson

Já no meu caso que sou magro eu quero é engordar.

Vera

E pata quem tem refluxo ?

Camila Balduino

Muito esclarecedora a reportagem! Adorei ??

Regina

Essa matéria deverá ter a opinião de um nutricionista !!

Cibele

E tem você leu a matéria completa ??? Em vários trechos eles citam a médica.

Maria Suely da Silva

Meu organismo ja funciona conforme esse jejum , me sinto saciada boa parte do dia , tanto é que nunca consegui me alimentar de 3 em 3 hrs , mas tbem não sou magra acho que é porque tenho intestino preso.