Goiás é o Estado com mais escolas militares do Brasil

Levantamento da Folha de São Paulo mostra que há 26 colégios sob o comando da PM-GO, mas expectativa é que sejam 50 até 2016

Foto: divulgação

Alunos em formação, durante solenidade no CPMG | Foto: divulgação

O jornal Folha de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (10/8), levantamento que aponta que Goiás é o Estado com maior número de escolas militares no país. São, até agora, 26 instituições geridas pela Polícia Militar. O segundo colocado, Minas Gerais, tem 22 escolas, seguido pela Bahia, com 13 colégios. Rio Grande do Sul, Amazonas e Maranhão aparecem em seguida, com 7, 4 e 3, respectivamente.

O número das primeiras colocadas está bem acima dos demais Estados brasileiros: seis deles têm duas escolas militares (Tocantins, Roraima, Santa Catarina, Ceará, Piauí e Pernambuco), seis têm apenas uma (Paraná, Paraíba, Mato Grosso, Distrito Federal, Roraima e Alagoas) e nove não contam com nenhuma instituição do tipo (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amapá, Acre, São Paulo, Sergipe e Pará).

Em Goiás, o número vai crescer ainda mais até o final do ano, com o projeto do governador Marconi Perillo (PSDB) de criar mais 24 unidades. Já em agosto, oito escolas voltaram das férias nos novos moldes: Os colégios Miriam Benchimol, Waldemar Mundim e Jardim Guanabara, em Goiânia; Colina Azul, Mansões Paraíso, Madre Germana e João Barbosa Reis, em Aparecida de Goiânia; e Pedro Xavier Teixeira, em Senador Canedo.

A reportagem da Folha destacou principalmente as normas adotadas pelos colégios militares, apontando que ações como não cortar o cabelo no estilo determinado e sentar-se no chão usando farda são puníveis pela direção. Se o aluno acumula muitos pontos por quebrar essas regras, pode ser transferido.

Confira o ranking:

  1. Goiás: 26
  2. Minas Gerais: 22
  3. Bahia: 13
  4. Rio Grande do Sul: 7
  5. Amazonas: 4
  6. Maranhão: 3
  7. Tocantins: 2
  8. Roraima: 2
  9. Santa Catarina: 2
  10. Ceará: 2
  11. Piauí: 2
  12. Pernambuco: 2
  13. Paraná: 1
  14. Paraíba: 1
  15. Mato Grosso: 1
  16. Distrito Federal: 1
  17. Roraima: 1
  18. Alagoas: 1
  19. Rio de Janeiro: 0
  20. Rio Grande do Norte: 0
  21. Mato Grosso do Sul: 0
  22. Espírito Santo: 0
  23. Amapá: 0
  24. Acre: 0
  25. São Paulo: 0
  26. Sergipe: 0
  27. Pará: 0

 

4 respostas para “Goiás é o Estado com mais escolas militares do Brasil”

  1. Maxwell Alves disse:

    Dentro dos vários pontos que se pode discutir, há dois que falam mais alto: o primeiro, que é a qualidade do ensino nessas escolas, com a satisfação de pais e alunos; e o segundo, que é tirar policiais das ruas e alocalos nestas instituições.
    Tenho em mente que a Educação é sempre prioridade, mas haverá a sobrecarga de trabalho nas costas de já poucos policiais.

    • Isvetlane Dias disse:

      só a titulo de esclarecimento, esses policiais que trabalham nas escolas militares, são quase na totalidade, policiais da reserva remunerada, ou seja, já aposentados. Assim, temos dois benefícios, qualidade do ensino e mais policiais na ativa, já que pelo simples fato de estarem fardados, já sentem o dever de manter a ordem pública, caso seja violada, pois ainda são policiais, é automático..

  2. Pedrão de Cunha disse:

    A devastaçao feita pelo PT vai levar geraçoes para recuperar, muito pior que saquear o país o PT e seus comparsas degradaram, drogaram e molestaram nossas crianças e jovens, esses partidos com ligaçoes com a FARC, PCC, crime organizado, deveriam ser exterminados pelas FFAA, foram muito piedosos com esses terroristas comunistas, que só no século passado assassinaram mais de 120 MILHOES de pessoas em tempos de paz… ou seja 2 vezes mais que todas as mortes da 2ª Guerra Mundial! Nao acredita? Pesquise!

  3. will disse:

    Estudnate não é soldado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.