Goiânia sedia pela primeira vez encontro nacional de pesquisa científica em Direito

Evento começa nesta quarta-feira, 18, e segue até sexta, 21

Foto: Divulgação

A capital goiana sedia, pela primeira vez, o Encontro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). Na sua 28ª edição, o evento é considerado o mais importante de pesquisa científica em Direito.

A abertura será nesta quarta-feira, 19, às 19h, no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer com a palestra “Constitucionalismo Crítico, Políticas Públicas e Desenvolvimento Inclusivo”, ministrada pelo Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O evento representa o que há de mais inovador na pesquisa científica em Direito, cujo perfil tem se tornado cada vez mais voltado para problemas práticos. Por meio de ferramentas de análise inspiradas em áreas como Economia e Estatística, a pesquisa jurídica tem discutido problemas relevantes, como duração média dos processos, padrões de decisão judicial e avaliação de políticas públicas.

Entre os estudos, há o que investiga se oferecer suco durante audiências de conciliação aumenta a quantidade de acordos firmados e um projeto que amplia a participação popular nos conselhos municipais de Educação e Saúde.

A organização é do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (PPGDP-UFG) que, embora tenha menos de três anos de experiência, tem procurado estimular a pesquisa em Direito e Políticas Públicas por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ministério Público do Estado de Goiás, Assembleia Legislativa, OAB-GO e Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

O programa, que tem um mestrado profissional, deverá apresentar no encontro mais de 30 estudos que estão em andamento.

Coordenador do PPGDP-UFG, o professor Saulo de Oliveira Pinto Coelho considera que a realização do XXVIII CONPEDI em Goiânia pode ser compreendida como um reconhecimento da comunidade científica sobre a qualidade da pesquisa científica em Direito desenvolvida pelo programa da UFG. De acordo com ele, o mestrado integra reflexão teórica de ponta com a prática profissional de modo a transformar as práticas do setor público e das políticas públicas.

“Na pós-graduação, o Programa de Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG vem trilhando uma arrojada e consistente trajetória. Nosso foco, como Programa Profissional, é integrar reflexão teórica de ponta, com expertises profissionais consistentes e sofisticadas, para, mais que aplicar conhecimento, transformar e inovar, de modo cientificamente organizado, as práticas do setor público no campo da regulação, implementação e controle de políticas públicas”.

Programação

Um dos destaques na diversificada programação do evento são os 12 painéis com alguns dos mais renomados pesquisadores em atividade. Os temas apresentados ressaltam a preocupação da comunidade acadêmica em propor debates profundos e embasados de desafios no campo jurídicos e das políticas públicas.

Além dos pôsteres espalhados pelo térreo do espaço de convivência do Centro de Aulas D, da UFG, serão realizados fóruns, lançamento de livros, workshops e oficinas. No dia 20 de junho, será realizado o III Fórum Nacional de Núcleos de Prática Jurídica, que deverá apresentar a residência jurídica como possibilidade de integração entre a graduação e a pós-graduação em Direito.

 

Dia 19 de junho de 2019

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Credenciamento: das 17h às 20h

Solenidade de abertura oficial: às 19h

 

Dias 20 e 21 de junho de 2019

Local: Centro de Aulas D, Campus I da Universidade Federal de Goiás

Credenciamento: das 9h às 18h

Painéis / fóruns / oficinas: das 9h30 às 12h e das 18h30 às 20h30

Fixação de pôsteres: das 10h às 12h

Reunião de coordenadores de GT: das 13h às 13h45

Apresentação / avaliação de pôsteres: das 15h às 18h

Retirada de pôsteres: 18h

Grupos de trabalho: das 14h às 18h

Para maiores informações, acesse o site 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.