COMPARTILHAR

A China divulgou imagens de uma nova bomba que poderia destruir sistemas elétricos de inimigos e causar um blecaute em áreas de até 10 mil m². As imagens foram divulgadas pela CCTV, emissora estatal do país, que publicou uma animação que mostra o dispositivo.

A bomba seria capaz de impactar o funcionamento de usinas elétricas inimigas e causar a “perda completa de eletricidade” em uma área alvo. Os cortes direcionados a transformadores e demais componentes elétricos paralisariam as redes de energia sem a implicação de uma explosão no local.

Nas imagens, a bomba é lançada de um veículo terrestre e, no ar, ejeta 90 submunições em forma de cilindro. Os cartuchos ricocheteiam e detonam no ar. A explosão dispersa finos filamentos de carbono quimicamente tratados e projetados para causar um curto-circuito em uma infraestrutura de energia de alta tensão.

A bomba tem alcance de 290 quilômetros. Com uma ogiva de 490 quilos, a arma poderia ser utilizada em ataques a subestações militares e outras infraestruturas elétricas.

Leia também

Na era Trump, “casamento” Brasil-China é caminho sem volta