Caiado lidera intenções de voto em todos os cenários e apresenta 53% de aprovação, mostra pesquisa

Na consulta estimulada, atual governador tem 34% das intenções de voto

Atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) lidera as intenções de voto  tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo. O resultado foi coletado na pesquisa do Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (23). 

Questionados sobre a avaliação de Caiado, 53% dos consultados aprovaram o governo. Outros 39% disseram que desaprovam e 8% não souberam ou não responderam. Do total, 41% avalia como “ótimo ou bom”, 23% como regular, 29% como ruim ou péssimo e 7% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentada ao eleitor uma lista de diferentes candidatos, Caiado tem 34% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Marconi Perillo (19%) e Gustavo Mendanha (18%) com empate técnico.

Com resultados menos expressivos aparecem: Major Vítor Hugo (PL), com 9%; Wolmir Amado (PT), com 8%; Cintia Dias (PSOL) e Helga Martins (PCB), ambas com 1% e Edigar Diniz (Novo), com 0%. Outros 5% optaram por “branco ou nulo” e não souberam responder, também, 5%.

No segundo levantamento, também estimulado, no qual não foi apontado o nome de Marconi Perillo, Caiado apresenta ainda mais votos: 38% das intenções. Nesse cenário, os outros candidatos apresentam os seguintes índices: Gustavo Mendanha (Patriota) com 22%; Major Vítor Hugo (PL) com 10%; Wolmir Amado (PT) com 9%; Cintia Dias (PSOL) e Helga Martins (PCB) com 1% e Edigar Diniz (Novo) com  0%. Optaram por “branco e nulo” 9% dos consultado e outros 10% não souberam responder.

Na consulta espontânea – quando os nomes dos candidatos não são mostrados – Caiado também fica na liderança, com 25% das intenções de voto.

Na sequência aparecem: Marconi Perillo (PSDB) com 9%; Gustavo Mendanha (Patriota) com 7%; Delegado Waldir (UB) com 2%. Nesse formato optam por “brancos ou nulos” 12% dos consultados. Outros 45% não sabem ou não responderam.

Metodologia

O levantamento foi feito entre os dias 21 e 22 de junho. Ao todo foram consultados 1,5 mil eleitores goianos via telefone. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código GO-02114/2022. O índice de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.