Caiado lança programa de Compliance Público em Goiás

Decreto será assinado na manhã desta segunda-feira, 18. Programa será coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE)

O governador Ronaldo Caiado lança , na manhã desta segunda-feira, 18, em ato oficial, o Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás. O evento acontecerá às 10:30, no auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O termo “compliance”, derivado do inglês, traduz-se por “conformidade” – e, no contexto institucional e corporativo, indica conformação de procedimentos aos padrões morais e legais, propiciando resultados positivos às políticas públicas e de preservação do patrimônio do Estado. O Programa se fundamenta em quatro eixos principais, que são a gestão da ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos, de modo a evitar, detectar e tratar eventuais desvios, e garantir a boa execução das políticas públicas. Trata-se, portanto, de adotar medidas que assegurem cuidado maior com o erário, respeitando o dinheiro dos contribuintes goianos e melhorando a gestão.

O programa será coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, que oferecerá consultoria na sua implantação a todos os órgãos e entidades que compõem o Governo de Goiás. A Procuradoria-Geral terá também papel fundamental, na estruturação das regras e instrumentos referentes aos padrões de ética e de conduta.

O decreto relativo ao programa cria o Comitê Central de Compliance Público, composto pelo gabinete do governador, pela Controladoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Estado, Secretarias de Economia, de Administração e da Casa Civil, com o objetivo de acompanhar as ações estratégicas do programa.

Caiado afirma que este é um compromisso de campanha que está sendo cumprido. “Estou confiante de que este Programa será um divisor de águas na história administrativa de nosso Estado, em plena sintonia com os compromissos que assumi na campanha eleitoral, de dotar Goiás de um padrão ético e de eficiência, que venha a torná-lo Estado-Modelo de nossa Federação”.

“São medidas que aproximam o cidadão do Estado, na medida em que qualificam a gestão, reforçam a transparência, e permitem acesso aos canais de denúncia e Ouvidoria, garantindo a punição dos agentes públicos e/ou privados que incidirem em ilícitos contra a administração pública – numa palavra, contra o contribuinte, que é o dono do Estado”, acrescenta o governador.

8 respostas para “Caiado lança programa de Compliance Público em Goiás”

  1. Avatar Marilda Rodrigues soares santana disse:

    Esse pograma ja foi lançado pelo governo josé Eliton… mais uma atrapalhada de quem não sabe administrar nem o quintal da própia casa ..me admira o jornal opção não esta atento a essa imformacão.

  2. Avatar Margareth Matias disse:

    Parece que ele é um mestre em trapalhada e um péssimo governador!

  3. Avatar Carlos Eduardo disse:

    Que todas as Secretarias sejam incluidas , inclusive a Secretaria De Defesa Social, antiga Secretaria Cidadã…..

  4. Avatar Thales disse:

    Enquanto não exonerar os superintendentes de saúde petistas e marconistas que trabalharam duro contra o Caiado e estão lá agora só fazendo pose e tirando Fotos e colocando em redes sociais não adianta a linha de raciocínio deles sempre serão as mesma. A desculpa e a capacidade técnica mais todos nós já sabemos que a capacidade técnica e o jeitinho brasileiro e conterrânea do secretário de saúde que residia No interior e por isso manteve. Mais si o Caiado não tirar o próximo governador Wilder irá da jeito na casa e colocar pessoas da direita.

  5. Avatar alencarx disse:

    Quero saber do meu salário de dezembro, isso sim.

  6. Avatar Leonardo disse:

    Quero saber do meu salário de dezembro, isso sim. Caiado nunca mais.

  7. Avatar João disse:

    É lamentável, deixar os aposentados sem receber, não respeita o estatuto do idoso.Em 2022 vai precisar dos votos dos aposentados . E não pode mais contar. Posso afirmar, nao ganha mais nem pra síndico de condomínio. Incompetente!

  8. Avatar Lúcia Pires disse:

    Engraçado todos apostaram no Caiado pensando que iria fazer um limpa nos comissionados para Goiás fluir com novos projetos. O que vejo é a turma do Zé eliton no TCE nas superintendências de saúde, funcionários sem receber, e agora até festa particular em local não apropriado. E 4 anos que durará uma eternidade para passar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.