Augusto Diniz
Augusto Diniz

“1.21.16” e um teaser que pouco fala por si: vem disco novo do At The Drive-In?

Às 22 horas em ponto de terça-feira (19/1), a página no Facebook da banda e o site traziam a data e um trecho instrumental bem curto de uma música

Nada mais foi divulgado além do vídeo sobre o que será anunciado na quinta-feira (20) | Foto: Reprodução

Nada mais foi divulgado sobre o que será anunciado na quinta-feira (20) | Foto: Reprodução

Uma rotina depois do trabalho, já tarde em casa, que inclui o vício em internet. De repente aparece na timeline do Facebook um post com a seguinte informação: “At The Drive-In 1.21.16”. Clico na mesma hora na página que publicou o vídeo com 15 segundos de duração. Um trecho de uma música instrumental.

Peraí! Isso aconteceu mesmo? Sim. É um teaser lançado pontualmente às 22 horas de terça-feira (19/1) com um trecho de uma música, pelo visto ainda inédita, uma foto e a data 21 de janeiro de 2016 como únicas informações. Trata-se da atualização feita nas redes sociais da banda de El Paso, Texas (Estados Unidos), At The Drive-In.

O grupo de rock, que transita na música pesada entre o experimentalismo do estilo e o hardcore, não atualizava suas redes sociais desde 10 de setembro de 2013, quando o disco Relationship of Command, de 2000, foi relançado em vinil.

Para quem não sabe, teaser, do inglês to tease (provocar), é uma técnica usada no meio publicitário para gerar interesse no seu público-alvo sem divulgar muitas informações sobre o produto do qual o material de divulgação trata, dando apenas um tom de expectativa, enigma ou surpresa para gerar interesse antes de seu lançamento, sem mesmo divulgar o que é.

Quem é At The Drive-In?

A banda At The Drive-In começou em 1993 e encerrou suas atividades em 2001, período em que lançou três discos de estúdio: Acrobatic Tenement (1996), In/Casino/Out (1998) e Relationship of Command (2000). Tem nos vocais Cedric Bixler-Zavala, que está na banda desde o seu início em 1993 ao lado do guitarrista e tecladista James David Ward.

Além deles, o grupo é facilmente identificado pela guitarra solo do porto riquenho Omar Alfredo Rodríguez-López, que está no At The Drive-In desde 1996, quando era baixista da banda, posto que deixou de lado em 1997, quando assumiu uma das guitarras. O baixista Pablo J. Hinojos-Gonzalez e o baterista Tony Hajjar fazem parte do grupo desde 1997.

Após 11 anos sem qualquer reunião, o At The Drive-In voltou aos palcos em 2012. Depois do último show antes da banda decidir parar, em 9 de abril de 2001 na cidade de Austin, no Texas, a banda voltou para fazer algumas apresentações em festivais como Lollapalozza e Coachella, nos Estados Unidos, Reading e Leeds Festival, na Inglaterra, Fuji Rock, no Japão, e outro evento na Austrália há quatro anos.

Se for sair um novo disco de estúdio, será o primeiro depois de 16 anos do lançamento de Relationship of Command.

Repercussão

Três horas depois da publicação do teaser com a data 21 de janeiro de 2016, que cai na próxima quinta-feira, o vídeo havia sido visto por 153.790 pessoas, curtido por 6.839 usuários, recebeu 805 comentários e foi compartilhado 3.727 vezes no Facebook até a 0h56 de quarta-feira (20).

Da música mais conhecida do grupo — One Armed Scissor — vem o verso mais usado pelos fãs: “This station is non-operational” (Essa estação não está operando). E é dela que surgiu a nova frase publicada nas redes sociais, “This station is now operational” (Essa estação agora está operando), em referência a uma possível volta do At The Drive-In.

A página da banda traz a confirmação de quatro datas de shows em 2016: dias 13 e 15 de maio no Shaky Knees Festival em Atlanta, na Geórgia (Estados Unidos), 20 e 22 de maio no Rock On The Range em Columbus, em Ohio (Estados Unidos).

Veja o teaser publicado nesta terça-feira pela banda no Facebook:

 

Ouça Relationship of Command, último disco lançado pelo At The Drive-In em 2000:

Deixe um comentário