Velório de Julieta Alves Freire é marcado por emoção

Foto: Jaqueline Costa

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Muitos amigos e parentes estiveram nesta semana no adeus a Julieta Alves Freire, mãe do prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB). Ela foi sepultada no Cemitério Municipal trindadense.

Natural de Trindade, Julieta faleceu aos 84 anos, vitimada de complicações renais e pulmonares. O sepultamento marcado por muita emoção e choros aconteceu na última quinta-feira, 6, após missa celebrada no Santuário Basílica, presidida pelo pároco do Santuário, Edinísio Pereira.

Julieta casou-se com Juarez de Almeida Freire, também falecido. Juntos, criaram três filhos. Na década de 1970, o alfaiate Juarez perdeu a visão e praticamente todo o comando da família ficou aos cuidados de Julieta, que trabalhou duro em uma máquina de costura e na área da educação como auxiliar administrativa.

“Nos elogiam muito por ter implantado em Trindade uma gestão humana, séria, comprometida com o trabalho e honesta. São mesmo esses os legados que deixaremos e sempre desejaremos para a cidade e da minha parte. São legados recebidos por meus pais e em especial da minha mãe”, disse Jânio Darrot.

A primeira-dama, Dairdes Darrot, também elogiava muito a sogra e sempre dedicou a ela grande parte do sucesso social e empresarial do casal.

Julieta não era de muitos sorrisos nem afeita aos flashes. Tinha um semblante sempre sério, mas gostava do bom humor. Verdadeira em suas pontuações, era comum os risos da plateia após um depoimento público.

Na Prefeitura de Trindade, o clima ainda está choroso. “Lágrimas verdadeiras de ‘queridice’”, declarou uma colaboradora. “Dona Julieta, Dona Juju ou Ju era muito querida entre nós. E tinha isto de uma forma muito natural. Solícita com todas e todos, os humildes eram os seus mais próximos.”

A sua principal função na administração do Jânio foi a de cuidar de forma voluntária, com muito carinho e zelo, do Condomínio Vila Vida, terra trindadense de dezenas de idosos sozinhos.

Ela promoveu reformas físicas estruturantes no condomínio, prática esportiva com hidroginástica, sempre realizou eventos nas datas comemorativas, organizou movimentadas tardes dançantes e ótimos jantares de confraternização.

“São poucos os parentes, até mesmo filhas e filhos que lembram de várias pessoas que habitam aqui no Vila Vida. Nós somos os melhores amigos e parentes deles. Por isto, fazemos o nosso melhor e temos tanto carinho por eles”

Julieta Alves Freire

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.