Augusto Diniz
Augusto Diniz

Em viagem longa, Sixxen lança faixa do novo trabalho no formato live session

No primeiro vídeo da banda, quarteto goiano apresenta a música mais longa do repertório do grupo em uma gravação ao vivo no Complexo Estúdio

Banda Sixxen lança primeira música do novo EP em versão ao vivo no estúdio | Foto: Foxes

Depois do primeiro EP, XX, disponibilizado no primeiro semestre de 2016, a banda goiana Sixxen lança em formato live session (gravação ao vivo) a faixa-título do próximo trabalho, Resound. Mais longa das músicas divulgadas pelo quarteto até o momento, são quase 7 minutos e meio de um som complexo, cheio de variações, sutilezas e uma depressão que não deixa de marcar seu peso.

O grupo, que tem Erika Alves no vocal, Pedro Bernardi na guitarra, Iann Domenes no baixo e Renato Marciano na bateria, gravou a versão ao vivo de Resound no Complexo Estúdio, no Centro de Goiânia. O local tem se tornado ponto de encontro de bandas do cenário independente dos mais diversos estilos e por gravar grande parte dos discos e registros em live sessions de alguns dos principais artistas da nova geração.

Divulgada no final de outubro, a melodia de Resound dá os primeiros sinais da profundidade complexa de seu desenvolvimento com a introdução puxada pelo baixo de Iann. Uma linha pesada e depressiva que logo é acompanhada por notas mais agudas e angustiantes da guitarra de Pedro.

O mais interessante das músicas da Sixxen é o casamento de rumos completamente diferentes das cordas e o ritmo do baterista Renato, quem encontra sentido na voz de Erika. Num primeiro momento, o vocal pode parecer meigo e inocente, mas evolui junto com o passar da faixa e revela a angustiante tensão da letra. “I want to sing them for you, please listen (Eu quero cantá-las para você, por favor ouça).

Evolução

Talvez Resound evidencie a evolução necessária entre as três primeiras músicas do EP XX e o amadurecimento vindo do entrosamento dos músicos na composição das novas canções. Tanto que a faixa-título do próximo EP é mais agressiva, apesar de perder rapidez quando comparada às melodias anteriores. Enquanto Neon, Breathe e Rotten mostram músicos que pesam a mão na velocidade, a densidade de Resound vem de uma unidade sonora mais presente entre os quatro.

O baixo cheio de groove tem seu espaço marcado, mas incorpora uma profundidade menos Red Hot Chili Peppers daquela que aparece em Neon. Toda técnica e agressividade do estilo metal da guitarra dialoga com um baixo potente e uma bateria de muitas variações – muitas vezes surpreendentes e inesperadas, mas que dão muito certo. Esse casamento abre caminho para que a potência do vocal ganhe contornos mais maduros do que há um ano e meio, quando saiu o primeiro EP da banda.

Conheça as três músicas do EP XX:

Não é uma banda fácil. A primeira impressão é de um som complexo demais, cabeçudo além da necessidade. Mas é o uso da técnica aprimorada a serviço de uma música que faz muito sentido. Isso não te obriga a gostar, nem mesmo concordar com nada do que acabou de ler. Em Resound, a Sixxen consegue transitar pelo metal, vai ao rock mais depressivo de todos e volta à delicadeza sem deixar de ser pesada em momento algum, tudo isso com uma leve pitada de jazz na coisa toda.

Até o quarteto descreve sua musicalidade como bem complexa e algumas vezes difícil de entender no material de divulgação da canção Resound. “Assim como você, quando percebe que só precisa de um tempo para se acostumar com um compasso torto, a mensagem geral da banda é de que estar confuso ou perdido não é errado, e nem motivo para desespero. O importante é que estamos todos na mesma estrada. Juntos.”

Qual é o estilo musical?

Eles se definem como “uma banda de rock” que gosta “bastante de tocar junto”. Os integrantes parecem ter noção da complexidade do novo trabalho. “A música adianta o clima do próximo trabalho, em que a banda expõe a sensação de se estar à deriva no mar aberto da
informação e a angústia de às vezes não estar alcançando ninguém de verdade”, diz o texto de divulgação da canção.

I know you’re busy, but take a moment/Close your eyes, inhale hear it resound/Will resound through the waves and find you/Bring you back and tell you about my longing (Eu sei que você está ocupado, mas pare um pouco/Feche seus olhos, inspire, ouça isso ressoar/Vai ressoar através da ondas e te encontrar/Trazer você de volta e falar sobre a minha saudade).”

A live session de Resound foi gravada no Complexo Estúdio, com captação de áudio e mixagem de Braz Torres. As imagens foram gravadas por Diogo Fleury, Rodrigo Cunha e Victor Souza, da Moment, com edição de Rodrigo Cunha.

Assista à live session da música Resound:

Deixe um comentário