Caiado diz que há tentativa de tornar o Brasil “réu na discussão ambiental”
06 outubro 2023 às 18h53
COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (UB) defendeu a autonomia do Brasil para gerir os seus recursos naturais. O discurso do chefe do Executivo goiano aconteceu no 16º Encontro Anual de Líderes Comunitas, em São Paulo, nesta sexta-feira, 6. Em setembro deste ano, durante o lançamento do Pacto pelo Desmatamento Zero, Caiado chamou a interferência dos europeus no país de afronta à soberania e desrespeito ao Congresso Nacional.
“Tentam imputar ao Brasil uma condição de réu na discussão ambiental. Na verdade, somos referência no mundo pelas nossas reservas, nossas riquezas”, afirmou. “Temos a legislação mais dura e rígida que existe”, arrematou.
O governador ressaltou que Goiás assumiu o compromisso de manter as práticas de uso de solo e agrícolas sustentáveis. Isso, com o intuito de zerar o desmatamento ilegal. “Tem uma fiscalização e o Governo conta com a participação de todas as entidades de classe para que o desmatamento ilegal seja zero”, compartilhou.
Em relação à redução de gases de efeito estufa (GEE), Caiado frisou que o Estado adotou a ‘Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050’. Trata-se de uma iniciativa para assegurar a mitigação das mudanças climáticas. “Estamos avançando cada vez mais. Goiás é responsável por 3% da emissão de carbono e estamos trabalhando fortemente para chegarmos a zero”, estima. O governo estadual pretende tornar a matriz produtiva do agronegócio ecologicamente limpa, porém, sem perder a competitividade.
Políticas ambientais
Caiado expôs que na sua gestão houve série de políticas públicas implementadas para o equilíbrio ambiental. Um exemplo dos exemplos citados por ele é o “Programa Produtor de Água”. Essa ação é voltada para propriedades particulares rurais, que promovem a recuperação de nascentes.
“Temos fazendas que produzem água. Isso está sendo muito realçado e faz com que possamos manter a oferta de água nas grandes cidades e, ao mesmo tempo, não comprometemos o meio ambiente e os nossos rios”, enfatizou.
Líderes comunitas
O encontro foi uma roda de conversa que contou com as presenças dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Helder Barbalho (Pará) e do prefeito Ricardo Nunes (São Paulo). Em pauta estava o tema “Economia Verde em Foco: Oportunidades Globais para o Brasil”. A mediação foi da secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos.
Participaram em outro momento os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Rachel Lyra (Pernambuco), Ratinho Jr (Paraná), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Wilson Lima (Amazonas) e do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.
Leia também: Caiado sobre pacto de desmatamento ilegal zero: “Europeu não vai impor data para nós”
Emergência ambiental: Caiado assina decreto para acelerar combate a incêndios florestais